O Erasmus Mundus – programa de cooperação internacional, financiado pela Comissão Europeia – está com inscrições abertas para o mestrado em Jornalismo, Mídia e Globalização, o Mundus Journalism. A iniciativa oferece bolsas de estudo integrais para estudantes do mundo todo, e tem uma parcela destinada aos candidatos da América Latina. O prazo de inscrições tanto para o curso como para as bolsas de estudo é dia 10 de janeiro.
Como funciona o mestrado em Jornalismo na Europa
Os selecionados irão realizar o primeiro ano de curso na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Ainda durante esse período introdutório do mestrado em jornalismo, nove terão a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico. Nesse caso, há três opções entre as universidades de destino: a Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, a University of Technology Sydney, na Austrália, e a Pontifícia Universidade Católica do Chile, localizada em Santiago.
Já no segundo ano, podem escolher entre uma das seguintes especializações: Mídia e Política, na Universidade de Amsterdam, na Holanda; Negócios e Jornalismo Financeiro, na City University London, na Inglaterra; Jornalismo e Comunicação Entre Culturas, na Universidade de Hamburgo, na Alemanha; e Guerra e Conflito, na Universidade de Swansea, no País de Gales.
Como se candidatar ao mestrado em Jornalismo
Para se inscrever, é preciso ter concluído o curso de graduação e ter experiência profissional de, pelo menos, três meses de trabalho na área de jornalismo. Além disso, o programa exige proficiência em inglês comprovada pelo teste IELTS (com nota mínima de 7).
O processo seletivo inclui o envio de histórico escolar; pelo menos duas cartas de recomendação; e exemplo de reportagens que você tenha escrito. Também é necessário comprovar proficiência em inglês e fazer quatro pequenas redações em inglês, respondendo a questões como “o que você pretende fazer no futuro e como você acha que o mestrado irá ajudá-lo a atingir seus objetivos?”.
Para saber mais sobre o processo de seleção e como os candidatos são avaliados, basta acessar o site oficial do programa.
Além das bolsas de estudo Erasmus Mundus, há ainda bolsas específicas das universidades onde os estudantes irão realizar o segundo ano do mestrado em Jornalismo.