O músico Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, tem uma trajetória peculiar. Além da carreira como cantor, ele também é esgrimista – alcançou o 7º lugar entre os melhores da Grã-Bretanha – empresário, aviador, mestre cervejeiro e desde 2021 apresenta o podcast “Psycho Schizo Espresso”, ao lado de Kevin Dutton, pesquisador do pós-doutorado do Departamento de Psicologia Experimental na Universidade de Oxford.
Os episódios são apresentados em inglês e oferecem conteúdos que relacionam diversas temáticas “dark” a partir da optíca da psicologia, e abordam curiosidades, música, temáticas sociais, um pouco de tudo. “Se psicologia fosse um país, então seria de longe o principal destino turístico do mundo”, afirma a descrição do programa na plataforma Spotify. “É um território encantador com assuntos para todos: de aliens a senhores da droga, de serial killers a teorias da conspiração”.
Leia também: 14 podcasts para ficar atualizado e treinar seu inglês
Ao falar sobre como o podcast surgiu, Dutton conta que “pouco depois de conhecer Bruce, ficou imediatamente claro para mim que compartilhamos uma série de interesses de amplo alcance e que deveríamos canalizar isso em um podcast”. Além disso, ele afirma que o Psycho Schizo Espresso é “uma jornada de exploração para nós dois” e conta ter certeza que os “ouvintes aprenderão muito com nossos convidados”.
Professores, pesquisadores e cientistas convidados
Além de Kevin Dutton, que apresenta os episódios junto com Dickinson, o podcast recebe outros professores, pesquisadores e cientistas que permitem aproximar os conteúdos do conhecimento acadêmico relacionado às temáticas abordadas. O pé na universidade também acompanha a carreira do cantor do Iron Maiden, que é formado em História pela Queen Mary University of London, onde também recebeu um doutorado honorário em música, em 2021.
Leia também: Duolingo lança 2ª temporada de podcast para brasileiros que estudam inglês
Entre os convidados, estão: Steven J. Friesen, docente da universidade do Texas e autor do livro Imperial Cults and the Apocalypse of John: Reading Revelation in the Ruins (Cultos Imperiais e o Apocalipse de João: Lendo o Apocalipse nas Ruínas), para falar sobre o significado do 666, o “número da besta” e nome de uma das mais famosas músicas da banda Iron Maiden; o professor Stephen Westaby, um renomado cirurgião cardíaco britânico e autor de diversos livros de medicina, fala sobre psicopatas que operam as vítimas cirurgicamente; entre outros.
Até o momento, o programa contém 13 episódios. Os novos capítulos são lançados quinzenalmente às terças-feiras. O podcast pode ser acessado nas maiores plataformas de streaming.