Capes abre edital de 2024 para doutorado-sanduíche no exterior
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou o edital de 2024 para bolsas de doutorado-sanduíche. O fomento é voltado para estudantes de doutorado de instituições brasileiras que desejam passar um semestre em uma universidade de fora do Brasil.
Para a edição desse semestre, as seleção interna dos candidatos será feita até o dia 30 de abril. A inscrição das candidaturas no sistema da Capes, incluindo preenchimento do
formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória, deverá ser feita de 2 a 16 de maio. A duração das bolsas varia de três a seis meses.
Os subsídios incluem a mensalidade, auxílio para viagem, moradia, seguro-saúde e abre possibilidade para cobertura de outras despesas. Outras taxas, como as administrativas ou de bancada, não estão inclusas. Acesse o edital completo no link (disponível aqui).
Leia também: O que é o currículo Lattes? Saiba para que serve a plataforma
Sobre o programa de Doutorado-sanduíche
O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) tem como objetivo promover a internacionalização da pesquisa e universidades do Brasil. Nele, os alunos recebem subsídios para estudar por um semestre em uma universidade do exterior e têm a obrigação de voltar para o país após o intercâmbio.
Leia também: 7 bibliotecas online com livros, vídeos e música disponíveis de graça
De acordo com o edital, “o número total de bolsas será calculado considerando uma bolsa por programa de pós-graduação com nível de doutorado, com nota igual ou superior a 4 (quatro) na Avaliação da CAPES”.