Carreiras na área de marketing
O que há de comum entre o colchão que você dormiu na noite de hoje, o computador que você está usando agora e a roupa que você está vestindo? A resposta é simples: todos esses produtos são representados por alguma marca.
Vivemos num mundo em que praticamente tudo o que nos rodeia tem alguma marca envolvida. E, se o seu objetivo é trabalhar com isso, seu curso de graduação ou de pós-graduação não pode ser outro. Opte por marketing.
No entanto, definir a área que se pretende trabalhar não é tarefa simples. O marketing contempla cinco grandes grupos: publicidade, gestão de marca (brand management), pesquisa de mercado, marketing direto e relações públicas. Veja a seguir as atividades principais dos profissionais de cada uma destas grandes áreas:
Publicidade
O profissional que trabalha com publicidade será responsável por criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, buscando a melhor forma de apresentar um produto ou um serviço para o consumidor, de modo a estimular sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, e tem como objetivo melhorar as relações de empresas e instituições com a sociedade.
Gestão da marca
A gestão da marca, brand management ou apenas branding costuma ser o caminho mais buscado dos estudamtes que optam por estudar marketing. Quem trabalha nesta área tem função chave na indústria de bens de consumo. Este profissional deverá gerenciar a imagem da marca de forma completa, indo desde a construção do conceito no mercado-alvo, até o fortalecimento da relação marca-consumidor. O objetivo do branding é manter uma reputação positiva de uma determinada marca. Em outras palavras: aumentar o brand equity, que nada mais é do que o valor monetário da marca.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado envolve a utilização de métodos científicos de pesquisa para entrevistar os possíveis consumidores-alvo, que podem tanto ser empresas quanto indivíduos. Para que uma empresa seja capaz de atuar e se destacar num determinado segmento, ela deve, em primeiro lugar, entender esse mercado. A pesquisa envolve o início do processo de marketing, ou seja, compreender o perfil do potencial consumidor, mapear suas necessidades, seus hábitos de compra e como este consumidor se enxerga em relação ao resto do mundo.
Marketing direto
Ser capaz de atingir as pessoas certas é o que se espera de um profissional de marketing direto. Para tanto, o profissional da área deverá conhecer suficientemente o perfil de seu público-alvo, de forma a oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. São tipos de marketing direto, por excemplo, newsletters via email, SMS, distribuição de catálogos e panfletagem.
Relações públicas
É da responsabilidade do departamento de relações públicas gerenciar a comunicação com a mídia, com os consumidores, colaboradores, investidores e público em geral. Eles são considerados os porta-vozes da empresa. São eles que, muitas vezes, escrevem comunicados de imprensa para promover novos produtos ou para manter seu público informado sobre parcerias de negócios, resultados financeiros, ou outras notícias relevantes.
NA PRÁTICA – Explore mais sobre a área no site Na Prática, da Fundação Estudar, e saiba como é o dia-a-dia de profissionais que atuam em diferentes segmentos do marketing. Veja também depoimentos inspiradores, vagas em empresas e dicas!
Por Carolina Campos
Leia também:
O impacto que um curso de idiomas no exterior tem na sua carreira
Guia de cursos de idiomas no exterior