Não saber como começar um personal statement pode ser frustrante, principalmente se você não tem o costume de escrever textos. Geralmente, existem dois tipos de estudantes. Primeiro, o que começa cometendo o erro de escrever “meu nome é fulano“. Mas, vale lembrar que esta informação estará, exaustivamente, em todos os documentos, então não há necessidade de perder tempo repetindo isso. O segundo tipo é o que perde tempo demais pensando naquela primeira frase super criativa – que, no fim, não vai surtir o efeito desejado.
Os avaliadores querem encontrar um texto sucinto, que os cative por meio das suas próprias ideias e habilidades, não com artifícios e palavras rasas.
Como dito uma vez por Michele Raimondo, International Officer da University of Westminster, este é um dos documentos mais importantes de um candidato, pois “a maioria dos cursos e das universidades não fazem entrevistas – e as que fazem se baseiam no seu personal statement para fazer as perguntas -, por isso, esta é a sua única chance de se diferenciar dos demais candidatos e impressionar os avaliadores”.
Alguns avaliadores acreditam que a frase inicial é a mais difícil de escrever e, por isso, ela deve ser deixada por último. “Não gaste tanto tempo na introdução. Concentre-se no conteúdo principal da sua carta. Comece pelo segundo parágrafo, onde explica por que quer fazer aquele curso, porque é nisso que estamos realmente interessados”, afirma um avaliador em entrevista à Which?University.
Os melhores textos, geralmente, são aqueles que se mostram genuínos e específicos desde o começo, explicando o seu entusiasmo pelo curso, seu entendimento sobre a área e o que pretende alcançar com isso.
Ainda assim, o primeiro parágrafo é algo sempre difícil de escrever. Por isso, vale seguir algumas indicações antes de começar um personal statement:
#1 O seu interesse no curso é o mais importante
Portanto, comece explicando por que o escolheu;
#2 Lembre-se: os melhores personal statements vão direto ao ponto
Comece com uma pequena frase que indique a razão pela qual você está interessado em estudar em determinada área.
#3 Explique o seu entusiasmo
Deixe claro o que o motiva a querer entrar neste curso.
#4 Mostre que sabe no que está se candidatando
Não diga que quer estudar algo por ser interessante, vá além disso.
#5 Evite iniciar o texto com “desde pequeno” ou “eu sempre quis”
Prefira citar o que te inspira agora ao invés de levantar o passado.
Todos os anos o UCAS publica uma lista com as frases mais comuns usadas para começar um personal statement. Esta é uma forma de pedir aos candidatos que evitem os clichês e sejam mais originais.
Em 2017, estas foram as frases mais usadas em personal statements:
#1 Desde muito pequeno;
#2 Desde que consigo lembrar;
#3 Estou me candidatando a este curso por que;
#4 Eu sempre me interessei por;
#5 Ao longo da minha vida eu sempre gostei de…
Este texto foi originalmente publicado pelo LoveUK.