Brasileiros dão dicas de como conseguir estágio no exterior
Matheus Tomoto era bolsista do Ciência Sem Fronteiras nos Estados Unidos. Enquanto todos os seus amigos que procuravam estágio foram para as opções “seguras” – ou seja, mais fáceis de conseguir – ele se propôs o desafio de justamente mirar no alto: “Primeiro eu selecionei as 10 melhores faculdades dos Estados Unidos. Depois, procurei pelos laboratórios que tinham a ver com a minha área”, explica ele.
Mais de mil e-mails depois, Matheus foi aceito pela melhor universidade do mundo – o Massachussetts Institute of Technology (MIT).
Já Renan Kuntz, da Universidade de Tulsa, optou por participar das feiras de estudos e trabalho promovidas pelas próprias universidades. “As pessoas levam aquilo muito a sério”, comenta. Em seu ano de calouro na Middlebury College, Marcos Souza engajou-se tanto em um estágio na universidade como em uma empresa criada e gerida por alunos da instituição. “Era muito ampla a faculdade, então tem uma diversidade muito grande de interesses”, justifica.
Na playlist abaixo, veja as dicas que eles dão sobre como se apresentar, como abordar as empresas e conseguir a tão sonhada experiência de trabalho no exterior.
Leia também:
Já pensou em fazer estágio na ONU? Descubra como!
Quer começar a carreira no exterior? Conheça opções de estágio fora!
Saiba como e onde é possível fazer estágio durante o intercâmbio