Para os interessados na graduação no exterior, essa redação serve como coração da application. Ao receber as candidaturas, os responsáveis por admissões têm acesso ao texto, que “apresenta” o aluno e uma parte de sua trajetória. Mas, afinal, como fazer um bom personal statement?
Quais os passos essenciais para fazer um bom personal statement
A chave por trás da resposta está na capacidade de contar uma boa história. O aluno conta com cerca de 500 palavras para resumir um aspecto de sua vida e de como sua presença na universidade estrangeira seria valiosa. O objetivo é que essa primeira leitura sobre o estudante cause a melhor impressão.
Vale lembrar que esse não é o único material encaminhado na application para universidades de fora. Também entram na lista itens como cartas de recomendação pedidas a professores, bem como currículo com detalhes profissionais e acadêmicos. Além disso, as instituições recebem o histórico de notas do aluno e analisam seu desempenho acadêmico.
No vídeo para o canal do Estudar Fora, a especialista Carol Lyrio indica o passo a passo para escrever o texto e explica como fazer um bom personal statement.
Quer fazer graduação no exterior?
Se você ainda tem dúvidas sobre o passo a passo das candidaturas, que vai além de fazer um bom personal statement, aproveite as dicas de um guia gratuito sobre o assunto. O e-book explica todas as etapas do processo de application à graduação no exterior e o que você pode fazer para tornar seu perfil mais competitivo. Nele, você conhecerá ainda histórias inspiradoras de estudantes aprovados nas melhores universidades do mundo, como a Universidade Harvard e Stanford. Também terá acesso a uma lista de instituições que podem apoiá-lo com bolsas de estudo ou informações nesse processo.