A escritora brasileira Conceição Evaristo se reunirá com a professora Ruha Benjamin, da Universidade de Princeton, em um evento online e gratuito promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Na conferência, as pelestrantes falarão sobre gênero, raça e classe na tecnologia. A transmissão acontecerá no dia 12 de julho, às 16h, no canal do Youtube do instituto (disponível aqui).
O evento contará com tradução simultânea do inglês para o português. De acordo com o site do IEA, no debate, as palestrantes falarão sobre a reprodução das desigualdades sociais da sociedade americana nas tecnologias. “Ao mesmo tempo em que se apresentam neutros, aplicativos cotidianos e algoritmos complexos têm o potencial de ‘ocultar, acelerar e aprofundar’ o racismo e a discriminação”.
Leia também: as obras que entram em domínio público em 2022: lista inclui 2 prêmios Nobel e até o Ursinho Pooh
Sobre as palestrantes
Formada em Letras pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Conceição Evaristo é um dos maiores nomes da literatura nacional contemporânea. Escritora que transita entre os gêneros da poesia, romanca, contos e ensaio, entre as obras mais famosas estão Olhos d’água, vencedor do prêmio Jabuti em 2015, e Ponciá Vicêncio.
Nascida na Índia, a socióloga Ruha Benjamin é professora do Departamento de Estudos Afro-americanos da Universidade de Princeton. Na pesquisa, ela relaciona temas das áreas de ciência, tecnologia e medicina. Ruha é formada em sociologia e antropologia pelo Spelman College, possui PhD e pós-doutorado pela Universidade da California, Berkeley, e foi fellow do programa Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Harvard Kennedy School.
Leia também: 7 museus online que você pode visitar da sua casa
A moderação do debate será feita pelo professor Virgilio Augusto Fernandes Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais e professor associado ao “Berkman Klein Center”, na Universidade de Harvard. A organização do evento é fruto de uma parceria entre o IEA, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o o Itaú Cultural.