O processo seletivo para universidades dos Estados Unidos, o application, possui várias etapas e demandas, além de poder durar meses até ser concluído. Ter um bom planejamento e cronograma de estudos é parte da preparação para esse tipo de situação.
O ideal é começar a se organizar de doze a dezoito meses antes do período de inscrições, propriamente. Ou seja, se deseja ingressar em uma universidade estrangeira no próximo ano, é necessário começar a se planejar agora.
“É importante começar a pesquisar instituições e tudo o que dependa dos outros entregar, como cartas de recomendação”, afirma Marta Bidoli Fernandes, orientadora educacional do Alumni Advising, centro que representa o Education USA no Brasil. Ela também orienta os alunos a pedirem os documentos com antecedência para evitar imprevistos.
Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas
É importante esclarecer: diferentemente da graduação, em que praticamente todas as instituições seguem a mesma timeline de application (confira AQUI as datas), na pós-graduação, os estudantes poderão encontrar pequenas variações nos prazos.
Há também diferenças entre o calendário de application para cursos de pós-graduação lato sensu (os chamados certificates) e os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado). Para evitar confusões, o site Estudar Fora publica agora apenas um calendário base para quem pretende realizar um curso stricto sensu. No entanto, não deixe de acompanhar o site: em breve, publicaremos um guia com orientações específicas para cursos de MBA fora.
Confira o calendário de application para mestrato e doutorado:
Março:
- Comece a pesquisa sobre cursos e faculdades no exterior;
- Pesquise sobre o background e as expertises dos possíveis professores e veja se atendem ao que busca;
- Confira junto às instituições de interesse os testes necessários para participar dos processos seletivos. Geralmente, elas solicitam o Graduate Records Examinatios (GRE) e um teste que comprove a proficiência em uma língua inglesa, como o TOEFL.
Links úteis:
GRE: Tudo sobre o exame de admissão ao mestrado
Vai prestar o TOEFL? Estudar Fora lança curso preparatório gratuito
TOEFL IBT ou TOEFL ITP? Entenda as modalidades do exame!
TOEFL x IELTS: Entenda as diferenças e saiba qual escolher!
Preparação para o TOEFL: conheça simulados e ferramentas gratuitas
Abril a julho:
- Faça o GRE e o TOELF (ou IELTS) e quaisquer outros testes solicitados pela universidade. Se você não obtiver uma boa pontuação, terá tempo de refazê-los;
- Solicite informações complementares às instituições e aproveite para tirar todas as dúvidas restantes sobre o curso de interesse.
Julho:
- Se conseguir, feche a lista de instituições pretendidas. Mas, claro, se aparecer alguma de interesse posteriormente, não exite em incluí-la.
Agosto
- Solicite as cartas de recomendação;
- Solicite os documentos necessários à universidade em que cursou a graduação, como o histórico escolar.
Links úteis:
Carta de recomendação: como pedir, a quem pedir e o que ela deve conter
Setembro e outubro
- Escreva e revise seu Personal Statement e eventuais Suplementary Essays.
Links úteis:
Como escrever uma boa carta de motivação?
Cartas de motivação e recomendação: como elaborar as melhores para a sua candidatura
5 dicas para escrever uma carta de motivação melhor
Novembro
- Faça as inscrições.
Dezembro
- Mês em que, em geral, terminam os prazos para application.
A partir de fevereiro
- Universidades começam a divulgar os resultados das seleções;
- Caso seja aprovado, o prazo para dizer se você irá ou não para a instituição tende a ser mais flexível do que para os cursos de graduação. Seestiver esperando o resultado de outros processos, escreva perguntando até quando a universidade pode aguardar.
Agosto ou setembro
- Início das aulas!