O site About.com publicou uma lista com um mini-perfil de algumas das melhores escolas de música dos Estados Unidos. Elas são altamente seletivas, possuem corpos docentes excepcionais e oferecem aos alunos muitas oportunidades de se apresentarem publicamente. Não importa qual é a sua área de concentração – vocal, percurssão, composição -, se você á apaixonado por música e sonha em fazer a graduação ou a pós no exterior, precisa conhecer as escolas a seguir:
1. Berklee College of Music
Berklee não se limita apenas à composição musical e performance, a faculdade oferece diferentes cursos ligados à indústria da música, tais como design de som e musicoterapia. A escola, que prioriza a música contemporânea, possui 15 estúdios totalmente equipados e 18 estúdios de gravação. Anualmente, os estudantes realizam cerca de 1.000 concertos. No total, ex e atuais alunos já ganharam mais de 200 prêmios Grammy.
Localização: Boston, Massachusetts
Número de alunos: 4.519, sendo 4.402 na graduação
Saiba mais sobre a escola
2. The Boston Conservatory
Fundado em 1867, o Boston Conservatory oferece programas nas áreas de dança, teatro e música nos níveis de bacharelado e mestrado. Por ano, são encenadas mais de 600 performances. Os estudantes também são muito engajados em atividades comunitárias, realizando apresentações em hospitais, asilos e escolas.
Localização: Boston, Massachusetts
Número de alunos: 730, sendo 514 de graduação
Saiba mais sobre a escola
3. Cleveland Institute of Music
O CIM oferece cursos nas nas áreas de composição, performance e gravação, entre outras. Os estudantes podem receber diferente títulos acadêmicos, como bacharelado em música, certificado de artista, diploma de artista e doutor em artes musicais. Trabalhando em estreita colaboração com a Orquestra de Cleveland (muitos dos membros da orquestra são professores no CIM), o Instituto oferece treinamento personalizado para músicos de todos os tipos, incluindo cantores.
Localização: Cleveland, Ohio
Número de alunos: 451, sendo 237 de graduação
Saiba mais sobre a escola
4. Curtis Institute of Music
O Curtis Institute of Music oferece cursos de bacharelado, mestrado e certificados profissionais em Música e Ópera. Embora a formação sinfónica continue a ser o foco da escola, eles também treinam condutores, organistas e artistas vocais. Com uma taxa de aceitação de 5%, Curtis é uma das escolas mais seletivas do país. Os alunos estudam em turmas pequenas e recebem treinamento personalizado, além de generosa ajuda financeira (quando comprovam incapacidade de pagar a mensalidade). Não há limite de idade para ingresso e a área ce concentração de estudo só é escolhida pelo aluno após sua aprovação.
Localização: Philadelphia, Pennsylvania
Número de alunos: 168
Saiba mais sobre a escola
5. Eastman School of Music: University of Rochester
A escola de música da Universidade Rochester foca-se nas ligações entre música, humanidades e outras formas de artes. Há cursos de jazz, performance vocal, música ligada à educação, composição, música sacra, entre outros. A escola trabalha para envolver alunos, professores e membros da comunidade escolar na apreciação de todos os tipos de música. Oferece cursos nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado.
Localização: Rochester, New York
Número de alunos: 900, sendo 500 de graduação
Saiba mais sobre a escola
Leia também:
Entenda o que são e como funcionam os Liberal Arts Colleges dos EUA
Aprenda inglês com músicas
*Foto: apresentação na Berklee College of Music/ Crédito: Kelly Davidson, divulgação