O Lemann Fellowship é um programa de talentos promovido pela Fundação Lemann voltado a pessoas comprometidas com o desenvolvimento do Brasil. Com a meta de formar 500 líderes na próxima década, o programa abrange os cursos de mestrado e doutorado em universidades renomadas do mundo, como Harvard, Columbia, Yale e Oxford. O objetivo é formar um número cada vez maior de profissionais qualificados em instituições de excelência e comprometidos com a superação dos problemas sociais no Brasil.
Segundo Anna Laura Schimidt, coordenadora do Lemann Fellowship, o programa é voltado para brasileiros, mas aceita estrangeiros que estejam muito comprometidos com o Brasil. “Também não temos uma área específica de atuação. Temos afinidade com a temática de Educação, mas os Lemann Fellows vêm do setor público, privado, terceiro setor, podem ser pesquisadores ou empreendedores. O ponto em comum são as contribuições efetivas e transformadoras para o país”, esclarece Anna Laura.
Como funciona?
O Lemann Fellowship oferece bolsas de pós-graduação, participação em uma rede de talentos e apoio aos participantes no desenvolvimento de suas carreiras.
Para se candidatar às bolsas, os interessados devem primeiro já ter sido aprovados pelo processo regular de candidatura em programas de pós-graduação das universidades participantes do Lemann Fellowship. Após ingressar na pós-graduação, a “ seleção para a bolsa é feita pela própria universidade, utilizando critérios combinados com a Fundação Lemann. Na maioria dos casos, o aluno terá que entregar um essay específico, contando por que ele quer ser um Lemann Fellow”, explica Anna Laura.
Conheça mais sobre o processo de seleção AQUI.
Universidades participantes:
Harvard: Bolsas para os programas de mestrado da Graduate School of Education, School of Public Health e Kennedy School of Government e para projetos relacionados ao Brasil na Graduate School of Arts and Sciences.
Stanford: Bolsas de mestrado e doutorado na School of Education, incluindo o joint degree MBA/MA em Educação.
Columbia: Bolsas para os programas de mestrado da School of International and Public Affairs (SIPA), Teachers College (TC), Mailman School of Public Health, Journalism School, School of Social Work e Graduate School of Architecture, Preservation and Planning.
Oxford: Bolsas para o Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Blavatnik School of Government.
Universidade de Illinois (Urbana-Champaign): Bolsas para doutorado, em todas as áreas da universidade, para projetos relacionados ao Brasil.
Universidade da Califórnia (UCLA): Bolsas para mestrado e doutorado, em todas as áreas da universidade, para projetos relacionados ao Brasil.
Yale: Bolsas para brasileiros no Programa Yale World Fellows. Conheça mais AQUI.
Perfil dos participantes
Conheça o Lemann Fellow Ricardo Terra, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com doutorado em Ciências pela mesma Universidade. Atualmente é coordenador do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo e professor-colaborador da disciplina de Cirurgia Torácica da FMUSP. Foi aluno do mestrado em Saúde Pública da Escola de Medicina de Harvard onde sua vontade de ajudar foi potencializada e passou a pensar em não só como beneficiar um pequeno grupo de pacientes, mas a todos.
Conheça outros Lemann Fellows AQUI.