Dr. Cornel West, famoso filosofo e professor de Harvard, publicou ontem um pedido de demissão, denunciando preconceito institucional, falta de diversidade e empatia por parte da universidade. O pedido foi anunciado publicamente através de uma carta bastante ressentida, publicada na conta oficial do professor no Twitter.
Além de Harvard, o filósofo lecionou anteriormente em universidades como Princeton, Yale e Columbia. Alguns de seus discursos e entrevistas sobre democracia e racismo se tornaram populares recentemente nas redes sociais.
Motivo para o pedido de demissão
Na carta, Cornel West afirma que em mais de uma ocasião a universidade assumiu condutas guiadas por preconceitos que “não tinham a ver com padrões acadêmicos”. O professor conta que “sabia que as realizações acadêmicas e o ensino dos alunos significavam muito menos do que preconceitos políticos”.
Leia também: saiba como as universidades nos EUA lidam com políticas e práticas inclusivas
O primeiro caso citado na carta foi a alocação de todos os cursos ministradas por West na área de Estudos Religiosos Afro-americanos, incluindo disciplinas como “Existencialismo”, “Democracia Americana” e “A condução da vida”.
Defensor da causa Palestina
Ao longo da declaração, o professor ressalta a crítica em relação a “hostilidade da administração de Harvard à causa Palestina”. Em março deste ano, em entrevista ao jornal New York Times, Cornel West acusou a universidade de negar uma progressão de carreira devido à idade e seu apoio à causa Palestina, um “tabu”, em Harvard.
No fim da carta, West se mostra ressentido com a falta de consideração da instituição durante a morte da mãe do filósofo. “Este tipo de profissionalismo acadêmico narcisista, deferência covarde aos preconceitos anti-palestinos do governo de Harvard e indiferença à morte de minha mãe constituem uma falência intelectual e espiritual profunda”, explica. No fim da declaração, o professor afirma sair de Harvard “com memórias preciosas, mas absolutamente sem arrependimentos!”.
This is my candid letter of resignation to my Harvard Dean. I try to tell the unvarnished truth about the decadence in our market-driven universities! Let us bear witness against this spiritual rot! pic.twitter.com/hCLAuNSWDu
— Cornel West (@CornelWest) July 13, 2021
Sobre o Dr. Cornel West
O filósofo Cornel West nasceu na cidade de Tulsa, em 1953, e se formou nas universidades de Harvard e Princeton. Como professor, ele passou pelas universidades de Harvard, Yale, Columbia, Princeton, Dartmouth College, Pepperdine e de Paris. É autor dos livros “Race Matters” (raça importa) e “Democracy Matters” (democracia importa) e especialista em estudo da raça, gênero e classe dentro dos Estados Unidos.