Como todos os meses, o Estudar Fora compilou as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas! Você vai encontrar a seguir as melhores oportunidades de bolsas de estudo para começar seu curso no exterior. Se você está em busca de uma bolsa de estudos com inscrições abertas, está no lugar certo!
As bolsas são voltadas para estudantes falantes de língua portuguesa do Brasil e de países, como Angola, Moçambique e Portugal. Confira a seguir as melhores oportunidades de janeiro.
Há opções para graduação, mestrado e doutorado nos destinos mais procurados por quem deseja uma bolsa de estudos para estudar fora.
Confira!
- BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO E INTERCÂMBIO
– Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
– Bolsas de graduação e pós na Universidade de Montreal
– Curso em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio
– Bolsas de graduação para mulheres e pessoas não binárias em ciência e tecnologia
– Bolsa para graduação na Universidade do Oregon, nos EUA
– Inscrições abertas para centenas de bolsas integrais de graduação e pós na Hungria
– Bolsas de graduação e mestrado na University College Dublin, na Irlanda
– Bolsas integrais para Graduação e Mestrado na Itália, na Università Bocconi
– Bolsas integrais de graduação na melhor universidade de Singapura
– Bolsas integrais de intercâmbio em STEM para estudantes do ensino médio - BOLSAS DE ESTUDO PARA PÓS-GRADUAÇÃO
– Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
– Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD
– Bolsas na Alemanha em Arte, Comunicação, Design, Cinema e Música
– Bolsas integrais de pós-graduação na Bélgica, na KU Leuven
– Bolsas de graduação e pós na Universidade de Montreal
– Universidade de Jaén oferece 30 bolsas para mestrado na Espanha
– Bolsas do governo francês para pós-graduação na França com inscrições abertas
– Universitè de Lyon oferece bolsas para mestrado na França
– Bolsas de até 22 mil euros para mestrado na Holanda
-Bolsas integrais na universidade mais antiga da Holanda
-Universidade oferece bolsas parciais e integrais de mestrado na Holanda
– Inscrições abertas para centenas de bolsas integrais de graduação e pós na Hungria
– Bolsas integrais de mestrado na Irlanda na melhor universidade do país
– Bolsas parciais de pós-graduação na DCU, na Irlanda
– Bolsas de graduação e mestrado na University College Dublin, na Irlanda
– Bolsas integrais para Graduação e Mestrado na Itália, na Università Bocconi
– Bill Gates oferece 80 bolsas integrais para pós-graduação em Cambridge
– Universidade da Inglaterra oferece 42 bolsas para PhD em diversas áreas
– Inscrições abertas para bolsas integrais de mestrado na Universidade de Oxford
– Como se candidatar às bolsas de mestrado Erasmus
Bolsas de estudo na Alemanha
Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
As bolsas SBW Berlin Scholarship, que oferecem financiamento integral para graduação e mestrado na Alemanha, estão com inscrições abertas. Para se inscrever, é preciso ter experiência profissional ou voluntária em ONG’s ou outras organizações sem fins lucrativos. São elegíveis cursos nas áreas científicas, sociais e artísticas, mas os estudos devem acontecer em uma universidade nas cidades de Berlim ou Potsdam. As inscrições ficam abertas o ano todo!
As bolsas são integrais, cobrindo todas as despesas relacionadas ao curso, incluindo taxas de matrícula, acomodação/alimentação e subsídio mensal. Após a conclusão dos estudos, é necessário que o aluno retorne ao seu país de origem. Durante o período da bolsa, os estudantes devem trabalhar em projetos sociais que, preferencialmente, possam ser continuados no país de origem.
Bolsas de estudo no Canadá
Bolsas de graduação e pós na Universidade de Montreal
A Université de Montréal (UdeM) é uma instituição pública com mais de 135 anos cujo campus principal está localizado na cidade de Montreal, província do Québec, Canadá. A instituição tem uma missão internacional quando o assunto é pesquisa. Ao todo, 13 faculdades e escolas afiliadas formam a UdeM, que conta com mais de 66.500 alunos.
A universidade oferece anualmente bolsas de estudo parciais para estudantes internacionais. De acordo com a página da universidade dedicada a brasileiros, ascandidaturas para o trimestre de inverno devem ser enviadas até 15 de setembro (mestrado e doutorado) e 1º de novembro (graduação). Para o outono, o prazo é 1º de fevereiro. Após essas datas, os alunos ainda poderão admitidos em alguns programas com prazos maiores.
Bolsas de estudo nos Estados Unidos
Curso em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio
A Universidade Yale oferece bolsas de necessidade financeira para estudantes do ensino médio que sejam aceitos para participar do programa Yale Young Global Scholars (YYGS), um curso de verão na universidade. As inscrições vão até 20 de outubro (Early Action) ou 10 de janeiro de 2025 (Regular Decision). Inscreva-se no site (disponível aqui).
O YYGS é um curso de duas semanas que reúne jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos como inovação, ciência e tecnologia, literatura, política e filosofia. O YYGS tem como objetivo “empoderar a próxima geração de líderes para construir uma comunidade global e desenvolver programas interdisciplinares que fomentem curiosidade intelectual, compreensão profunda e inspirem ações criativas”. As bolsas podem cobrir até 100% do valor, do programa incluindo a taxa de inscrição.
Bolsa para graduação na Universidade do Oregon, nos EUA
Para quem deseja fazer graduação em uma universidade dos Estados Unidos, a University of Oregon (UO) pode ser uma opção interessante. Além de estar aberta a receber alunos internacionais, a UO ainda oferece algumas possibilidades de auxílio financeiro. Uma delas, inclusive, está com inscrições abertas até 14 de fevereiro, mas é preciso se candidatar ao curso desejado até o dia 15 de janeiro!
Trata-se do International Cultural Service Program, um programa de serviços culturais especialmente voltado a quem vem de fora. Aqueles que participarem ativamente da ação podem ter isenção parcial na anuidade do curso de interesse.
Bolsas de estudo na Hungria
Inscrições abertas para centenas de bolsas integrais de graduação e pós na Hungria
O programa Stipendium Hungaricum, uma iniciativa anual do governo húngaro, abriu as inscrições para bolsas de estudos para estudantes internacionais. O auxílio vale para mais de 500 cursos de graduação, mestrado e PhD, muitos dos quais são ministrados em inglês, em mais de 40 escolas húngaras. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2025!
De acordo com o site do programa, mais de 5 mil estudantes de mais de 70 países são contemplados com as bolsas a cada ano. Além disso, mais de 90% dos estudantes que já foram disseram que voltariam a estudar na Hungria.
Bolsas de estudo na Irlanda
Bolsas de graduação e mestrado na University College Dublin, na Irlanda
A University College Dublin (UCD), uma das melhores da Irlanda, está com inscrições abertas para as Bolsas de Estudo Global Excellence para o ano acadêmico 2025/26. As bolsas são direcionadas para estudantes internacionais de graduação e mestrado que querem começar a estudar em setembro de 2025.
As bolsas estão disponíveis em duas modalidades: cobrem 100% ou 50% das taxas de matrícula, dependendo do mérito acadêmico do candidato e da avaliação de sua candidatura. Para se inscrever, os estudantes precisam primeiramente receber uma oferta de admissão (ou oferta condicional) em um curso elegível na UCD (veja todos os cursos elegíveis para a bolsa aqui). É possível se candidatar à bolsa até o dia 31 de março de 2025, mas não se esqueça que é preciso fazer a candidatura (e ser aceito) no programa desejado antes! Saiba como se candidatar aqui.
Bolsas de estudo na Itália
Bolsas integrais para Graduação e Mestrado na Itália, na Università Bocconi
A Università Commerciale Luigi Bocconi, localizada em Milão, na Itália, está consistentemente entre as 20 melhores do mundo nas áreas de administração e economia. E para atrair os melhores estudantes, eles oferecem bolsas integrais de graduação e mestrado na Itália, com base em mérito e em necessidade financeira.
Todos os candidatos aceitos para os programas de graduação serão avaliados com base em sua performance acadêmica – não é necessário enviar documentos complementares. Além do abatimento da anuidade, candidatos particularmente bem colocados também poderão receber acomodação gratuita em alojamentos da universidade. As bolsas são renovadas automaticamente até duas vezes, contanto que o bolsista mantenha um bom desempenho acadêmico. Prazo: 23 de janeiro (mestrado) e 24 de janeiro (graduação).
Bolsas de estudo em Singapura
Bolsas integrais de graduação na melhor universidade de Singapura
Já pensou em fazer faculdade em Singapura? A Universidade Nacional de Singapura (NUS), considerada a melhor do país, está com inscrições abertas para a NUS International Undergraduate Scholarship, que oferece bolsas integrais para estudantes internacionais com excelente desempenho acadêmico. As inscrições vão até 26 de fevereiro, mas podem variar de acordo com algumas especificidades (veja aqui).
Bolsas de estudo sem destino específico
Bolsas integrais de intercâmbio em STEM para estudantes do ensino médio
A AFS Global está com inscrições abertas para o STEM Academies, um programa de bolsas de intercâmbio que reúne jovens de mais de 16 países de todo o mundo que querem aumentar seus conhecimentos em competências STEM (science, technology, engineering and mathematics). Após o currículo virtual de 12 semanas, os participantes viajam para uma experiência de 4 semanas para um desses quatro destinos: China, Egito e Índia. Inscreva-se até 15 de janeiro!
Bolsas de estudo na Alemanha
Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
As bolsas SBW Berlin Scholarship, que oferecem financiamento integral para graduação e mestrado na Alemanha, estão com inscrições abertas. Para se inscrever, é preciso ter experiência profissional ou voluntária em ONG’s ou outras organizações sem fins lucrativos. São elegíveis cursos nas áreas científicas, sociais e artísticas, mas os estudos devem acontecer em uma universidade nas cidades de Berlim ou Potsdam. As inscrições ficam abertas o ano todo!
As bolsas são integrais, cobrindo todas as despesas relacionadas ao curso, incluindo taxas de matrícula, acomodação/alimentação e subsídio mensal. Após a conclusão dos estudos, é necessário que o aluno retorne ao seu país de origem. Durante o período da bolsa, os estudantes devem trabalhar em projetos sociais que, preferencialmente, possam ser continuados no país de origem.
Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD
O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação na Alemanha em uma série de programas relacionados ao desenvolvimento econômico. As bolsas são parte do programa EPOS, criado com foco no aperfeiçoamento de profissionais de destaque de países em desenvolvimento. As datas limite para envio de candidaturas ao EPOS com bolsa do DAAD variam entre 31 de março de 2024 e 31 de março de 2025.
As bolsas do DAAD variam conforme o curso e nível de estudos. Em geral, oferecem um valor mensal e também cobrem passagens aéreas, seguro de saúde durante a estadia do candidato na Alemanha e um curso preparatório de língua alemã.
Bolsas na Alemanha em Arte, Comunicação, Design, Cinema e Música
O DAAD está oferecendo bolsas para cursos de pós-graduação na Alemanha nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, e Música. Para se candidatar, é preciso cursar o último ano de graduação em uma universidade brasileira ou ser recém-formado com título de bacharelado /licenciatura ou mestrado.
Os interessados devem escolher as universidades de sua preferência e realizar normalmente a candidatura para o semestre 2025/26. A candidatura à bolsa deve ser feita separadamente, no portal do DAAD. Os prazos variam.
Bolsas de estudo na Bélgica
Bolsas integrais de pós-graduação na Bélgica, na KU Leuven
A KU Leuven, ou Universidade Católica de Leuven, está recebendo inscrições para o programa Science @ Leuven Scholarships. O programa oferece bolsas integrais de pós-graduação na Bélgica a estudantes interessados nos programas de mestrado oferecidos pela instituição. As inscrições vão até 15 de fevereiro.
A lista de cursos elegíveis para as bolsas pode ser vista neste link. As bolsas do programa cobrem integralmente os custos de tuition do programa escolhido e ainda oferecem um valor adicional para que o candidato custeie sua vida na Bélgica. Esse valor varia de acordo com as necessidades do estudante e a força de seu application, mas pode chegar a 12 mil euros.
Bolsas de estudo no Canadá
Bolsas de graduação e pós na Universidade de Montreal
A Université de Montréal (UdeM) é uma instituição pública com mais de 135 anos cujo campus principal está localizado na cidade de Montreal, província do Québec, Canadá. A instituição tem uma missão internacional quando o assunto é pesquisa. Ao todo, 13 faculdades e escolas afiliadas formam a UdeM, que conta com mais de 66.500 alunos.
A universidade oferece anualmente bolsas de estudo parciais para estudantes internacionais. De acordo com a página da universidade dedicada a brasileiros, as candidaturas para o trimestre de inverno devem ser enviadas até 15 de setembro (mestrado e doutorado) e 1º de novembro (graduação). Para o outono, o prazo é 1º de fevereiro. Após essas datas, os alunos ainda poderão admitidos em alguns programas com prazos maiores.
Bolsas de estudo na Espanha
Universidade de Jaén oferece 30 bolsas para mestrado na Espanha
Nem só das bolsas da Fundación Carolina vivem os programas de mestrado na Espanha. A Universidade de Jáen, localizada na região da Andaluzia, está oferecendo 30 bolsas integrais para estudantes internacionais em seus cursos de mestrado. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas pelo site da universidade, onde também pode ser acessada a lista com as opções de cursos disponíveis.
Há programas nas áreas de engenharia, administração e biomedicina, entre outras. Vinte bolsas de estudo são integrais e cobrem, além da isenção total dos custos de matrícula e mensalidades, uma ajuda de custo no valor de 3.100 euros por ano durante o período de estudos. As outras 10 bolsas cobrem todos os custos do curso, mas não oferecem ajuda de custo. O aluno também tem acesso a um curso de espanhol gratuito, caso não seja fluente na língua, e seguro-saúde durante a estadia no país europeu.
Bolsas de estudo na França
Bolsas do governo francês para pós-graduação na França com inscrições abertas
O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França anunciou as inscrições para as bolsas Eiffel. O programa concede a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar mestrado ou doutorado no país.
As bolsas de estudo na França são oferecidas diretamente às universidades francesas. O primeiro passo é enviar a candidatura aos programas de interesse. Uma vez admitidos, os candidatos devem manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas Eiffel. Para atender ao prazo, as instituições devem encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris até o dia 8 de janeiro de 2025.
Universitè de Lyon oferece bolsas para mestrado na França
A Université de Lyon, da França, oferece anualmente cerca de 20 bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejam cursar um programa de mestrado em ciências exatas, artes, ciências humanas e sociais na instituição. As oportunidades são para a École Normale Supérieure (ENS) de Lyon, uma instituição pública tradicional francesa com uma grande comunidade internacional e forte histórico em pesquisa. As inscrições se encerram no dia 31 de janeiro.
O programa da bolsas Ampère Scholarships of Excellence fornece um subsídio mensal de 1.000 € por mês ao longo do programa. De acordo com o site da ENS, o foco da iniciativa são estudantes que tenham interesse em seguir a área de pesquisa. Neste link (disponível aqui), é possível conferir a lista completa de programas de mestrado oferecidos pela universidade.
Bolsas de estudo na Holanda
Bolsas de até 22 mil euros para mestrado na Holanda
A Universidade de Twente, na Holanda, está com inscrições abertas para 50 bolsas de estudo para programas de mestrado que iniciam no ano letivo de 2025/26. Os cursos podem ter duração de um ou dois anos.
O critério de seleção dos bolsistas considera o mérito acadêmico conquistado durante os anos de graduação. Para concorrer, é necessário antes ser aprovado no programa de mestrado desejado. Após a aprovação no programa de mestrado desejado, as inscrições para as bolsas de estudo podem ser feitas até 1º de fevereiro de 2025 ou 1º de maio de 2025 (2º round).
Universidade oferece bolsas parciais e integrais de mestrado na Holanda
Já pensou em fazer mestrado na Holanda? Todos os anos, a Radboud University oferece bolsas parciais e integrais para alunos internacionais em programas de mestrado selecionados. São, ao todo, 41 bolsas disponíveis. As inscrições seguem até 31 de janeiro.
As bolsas parciais são do programa Radboud Scholarship Programme. Na prática, em vez de pagar a taxa cobrada a estudantes internacionais, os alunos contemplados com a bolsa de estudos arcam com os mesmos custos que um cidadão europeu. Para o ano letivo de 2025/2026, em vez de 17 mil euros, a tuition passa a ser €2.530.
Bolsas integrais na universidade mais antiga da Holanda
A holandesa Universidade Leiden está com inscrições abertas para bolsas de até 100% em cursos de mestrado oferecidos em inglês. O programa Excellence Scholarships (LExS) inclui pós-graduação nas faculdades de Arqueologia, Humanidades, Medicina, Governança e Assuntos Globais, Direito, Ciências Sociais, Ciências, Estudos Africanos e Estudos Asiáticos. Inscreva-se até 1º de fevereiro!
As bolsas de estudo podem cobrir até quase 100% do valor dos cursos de mestrado, que custam de cerca de €20.900 até €31.100. Além dos subsídios integrais, o Excellence Scholarships oferece bolsas de € 10.000 e € 19.000. Neste link (disponível aqui), é possível conferir os custos dos programas.
Bolsas de estudo na Hungria
Inscrições abertas para centenas de bolsas integrais de graduação e pós na Hungria
O programa Stipendium Hungaricum, uma iniciativa anual do governo húngaro, abriu as inscrições para bolsas de estudos para estudantes internacionais. O auxílio vale para mais de 500 cursos de graduação, mestrado e PhD, muitos dos quais são ministrados em inglês, em mais de 40 escolas húngaras. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2025!
De acordo com o site do programa, mais de 5 mil estudantes de mais de 70 países são contemplados com as bolsas a cada ano. Além disso, mais de 90% dos estudantes que já foram disseram que voltariam a estudar na Hungria.
Bolsas de estudo na Irlanda
Bolsas integrais de mestrado na Irlanda na melhor universidade do país
As inscrições para a ABEI/Haddad Fellowship 2025-2026 estão abertas. Voltado a estudantes brasileiros interessados em cursar mestrado no Trinity College Dublin, uma das instituições mais prestigiadas da Irlanda, o programa oferece bolsa integral por um ano. As inscrições estarão abertas até 17 de janeiro de 2025.
Além da ABEI/Haddad Fellowship, a Fundação Haddad também oferece outras quatro bolsas para brasileiros interessados em cursos de teatro e literatura no TCD. As inscrições para a HADDAD Fellowship vão de 6 de janeiro a 11 de abril de 2025.
Bolsas parciais de pós-graduação na DCU, na Irlanda
A DCU (Dublin City University), em Dublin, na Irlanda, está oferecendo bolsas de estudo para estudantes brasileiros interessados em cursar programas de pós-graduação. As bolsas são parciais, com um desconto de €5.000 no valor da anuidade para estudantes internacionais.
É importante lembrar que as bolsas não são integrais. Em média, os custos de um mestrado na DCU para estudantes internacionais variam entre €15.000 e €25.000 por ano. Inscrições: até 31 de maio de 2025.
Bolsas de graduação e mestrado na University College Dublin, na Irlanda
A University College Dublin (UCD), uma das melhores da Irlanda, está com inscrições abertas para as Bolsas de Estudo Global Excellence para o ano acadêmico 2025/26. As bolsas são direcionadas para estudantes internacionais de graduação e mestrado que querem começar a estudar em setembro de 2025.
As bolsas estão disponíveis em duas modalidades: cobrem 100% ou 50% das taxas de matrícula, dependendo do mérito acadêmico do candidato e da avaliação de sua candidatura. Para se inscrever, os estudantes precisam primeiramente receber uma oferta de admissão (ou oferta condicional) em um curso elegível na UCD (veja todos os cursos elegíveis para a bolsa aqui). É possível se candidatar à bolsa até o dia 31 de março de 2025, mas não se esqueça que é preciso fazer a candidatura (e ser aceito) no programa desejado antes! Saiba como se candidatar aqui.
Bolsas de estudo na Itália
Bolsas integrais para Graduação e Mestrado na Itália, na Università Bocconi
A Università Commerciale Luigi Bocconi, localizada em Milão, na Itália, está consistentemente entre as 20 melhores do mundo nas áreas de administração e economia. E para atrair os melhores estudantes, eles oferecem bolsas integrais de graduação e mestrado na Itália, com base em mérito e em necessidade financeira.
Para o mestrado, são oferecidas as Bolsas de Mérito – que cobrem 100% da anuidade e podem incluir alojamento no campus da universidade. Para essas bolsas de estudo na Itália, todos os candidatos aceitos são avaliados de acordo com o seu desempenho acadêmico, e não há processo de candidatura separado. Prazo: 23 de janeiro (mestrado) e 24 de janeiro (graduação).
Bolsas de estudo no Reino Unido
Bill Gates oferece 80 bolsas integrais para pós-graduação em Cambridge
A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, promove anualmente as Gates Cambridge Scholarships, um amplo programa de subsídios para estudantes de pós-graduação. A edição de 2025/26 abriu as inscrições para cerca de 80 bolsas de estudos oferecidas para estudantes internacionais.
O período de inscrição encerra ou no dia 3 de dezembro de 2024 ou 7 de janeiro de 2025, dependendo do curso escolhido. Mais informações sobre as datas neste link.
Universidade da Inglaterra oferece 42 bolsas para PhD em diversas áreas
A Universidade de Warwick, no Reino Unido, abriu recentemente as inscrições para o seu programa de bolsas “Chancellor’s International Scholarship”, que anualmente oferece bolsas para PhD na Inglaterra em qualquer departamento da instituição. Os prazos são os seguintes:
Inscrição no curso – 9 de dezembro de 2024
Inscrição na bolsa – 12 de dezembro de 2024
Prazo final para documentos – 7 de janeiro de 2025
Para a edição 2025, serão oferecidas 42 bolsas de estudos que incluem o valor integral das anuidades e uma ajuda de custo para manutenção no país durante todo o período do programa. A bolsa também inclui 5 mil libras para pesquisa, treinamento e suporte. Para acadêmicos qualificados, há a oportunidade de solicitar suporte financeiro para o custo de imigração para o Reino Unido.
Inscrições abertas para bolsas integrais de mestrado na Universidade de Oxford
O programa Oxford-Weidenfeld and Hoffman Scholarship and Leadership foi criado pelo Weidenfeld-Hoffmann Trust, uma organização de incentivo a lideranças, e oferece anualmente bolsas de estudo integrais para estudantes da América Latina, África e Ásia realizarem um programa de mestrado na Universidade de Oxford – uma das melhores do mundo.
O objetivo do programa é “cultivar” os “líderes do amanhã” através da promoção de estudantes de países em desenvolvimento. Para isso, o Oxford-Weidenfeld and Hoffman oferece bolsas integrais para os programas de mestrado da Universidade de Oxford combinado com um programa de desenvolvimento de liderança, mentoria e networking. Mais informações sobre as bolsas neste link. Interessados devem se inscrever até a data limite de inscrição de cada programa, que variam de dezembro a janeiro.
Bolsas de estudo sem destino específico
Como se candidatar às bolsas de mestrado Erasmus
O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a nova edição do Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD). Estudantes que desejam fazer um mestrado internacional, vindos de qualquer lugar do mundo, podem concorrer a bolsas de estudo integrais em diversas universidades europeias.
O Erasmus funciona em parceria com instituições de ensino superior de de mais de 30 países. O programa fornece financiamento de bolsas de estudo para cursos de mestrado e doutorado com duração de 12 ou 24 meses. Após selecionados, os bolsistas realizam as aulas do curso em dois países diferentes do país de origem.