Oferecido a partir de uma parceria entre Harvard (por meio da sua Escola de Saúde Pública e do Centro David Rockefeller para Estudos Latino Americanos) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso 2018 Public Health Collaborative Course in Brazil será realizado inteiramente no Brasil, em Fortaleza, entre os dias 3 e 19 de janeiro de 2018. O programa é gratuito para brasileiros, mas é necessário realizar uma candidatura até o dia 29/09.
Quem pode se candidatar
Podem se candidatar brasileiros matriculados em programas de mestrado, doutorado, ou modalidades profissionais (residência médica, EPISUS, etc), e também aqueles que trabalham no SUS (Sistema Único de Saúde) e têm experiência prévia com pesquisa. Fluência em inglês é um requisito.
Entre a documentação necessária está uma carta de recomendação, uma carta de motivação, currículo e histórico acadêmico (este último idealmente em inglês, mas com possibilidade de ser analisado em português caso o candidato não consiga obter a tradução dentro do prazo).
Como será o curso de Saúde Pública de Harvard e UFC
Ao todo, serão selecionados 15 brasileiros, que formarão uma turma junto com 15 outros estudantes de Harvard. O corpo docente, da mesma forma, será composto por professores de Harvard e da UFC.
O programa é classificado como ‘curso de campo’ por se basear em visitações e aulas práticas em contexto real, como hospitais, ONGs e comunidades de Fortaleza. Cinco tópicos específicos são abordados: HIV/AIDS; Tuberculose; Dengue/Zika/Chikungunya; Desenvolvimento da Primeira Infância; e Violência. Os alunos se dividirão em grupos, um para cada tema.
Este artigo foi originalmente publicado no Na Prática, portal de carreiras da Fundação Estudar
Últimos dias para conquistar sua bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!