Entre os cursos mais concorridos das universidades estrangeiras, o destaque fica para a área de economia. A Medicina, curso que costuma mobilizar mais candidatos no Brasil, é uma carreira de pós-graduação, então não entra no páreo. Os futuros médicos, em geral, ingressam em outras formações relacionadas, como Biologia e Química, e se candidatam, depois disso, para a graduate school.
No caso das universidades americanas, os estudantes entram na graduação sem necessariamente definir os cursos que desejam fazer. Não é necessário mencionar o major ou minor de interesse, ainda que o aluno possa descrever suas áreas favoritas nas redações da application. Por isso, fica mais difícil determinar quais são os cursos mais concorridos – mas é fácil dizer quais das áreas do conhecimento atraem mais gente.
Os cursos mais concorridos das universidades da Ivy League
Em seis das oito universidades que integram a Ivy League, conjunto de universidades de prestígio nos Estados Unidos, o curso mais popular é economia. É a major mais procurada pelos estudantes de nomes como Harvard, Yale, Dartmouth e Columbia. Tais cursos costumam figurar entre os melhores avaliados em rankings universitários como o QS, publicado todos os anos.
Vale lembrar que entrar numa universidade da Ivy League, por si só, significa passar por um filtro bastante competitivo. A maioria das instituições que fazem parte do grupo tem uma taxa de aceite inferior a 10%. Em Harvard, o índice é de 5,2% e em Columbia, 5,8%. A Universidade Cornell, por sua vez, foi a única a aceitar mais gente para os cursos de graduação: a taxa, nesse caso, foi de 12,5%.
Leia também: O que os alunos da Ivy League leem (e você também deveria)
No pódio de cursos mais populares das Ivy League, entretanto, há também figuras variadas. Em Princeton, por exemplo, o segundo curso mais procurado pelos alunos é o da Woodrow Wilson School. O programa estuda a elaboração, análise e avaliação de políticas e, para escolhê-lo como major, os alunos precisam fazer disciplinas como sociologia, política e, claro, economia.
Para saber mais sobre os cursos mais concorridos das universidades, assista ao vídeo do Estudar Fora.