O DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) está com inscrições abertas para o programa Helmut Schmidt para formação de líderes de países em desenvolvimento que desejam promover a democracia e justiça social. As bolsas de estudo são para programas de mestrado em 6 universidades e aulas ministradas em inglês ou/e alemão. Inscreva-se até 31 de julho!
As bolsas de estudo cobrem 100% das mensalidades e taxas dos programas, incluem a participação em eventos e seminários, seguro-saúde, custos com viagem, moradia, pesquisa e um subsídio mensal de €934. Os bolsistas também ganham um curso de língua alemã.
Participam do programa Helmut Schmidt as universidades:
- Hochschule Bonn-Rhein-Sieg | Analysis and Design of Social Protection Systems (curso em inglês, quatro semestres)
- Universität Magdeburg | Peace and Conflict Studies (curso em inglês, quatro semestres)
- Universität Passau | Development Studies (curso em inglês, quatro semestres)
- Universität Duisburg-Essen | Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)
- Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt | Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
- Hochschule Osnabrück | Management in Non-Profit Organisations (curso em inglês, quatro semestres)
- Universität Passau | Master of Governance and Public Policy (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
Como participar do programa Helmut Schmidt do DAAD
Podem se inscrever para o programa estudantes das áreas de Proteção Social, Desenvolvimento e Governança, Políticas Públicas, Estudos de Paz e Conflitos, Gestão em Organizações Sem Fins Lucrativos, Estudos de Desenvolvimento, Governança e Políticas Públicas e Gestão Pública. Os critérios de seleção incluem desempenho acadêmico, qualidade da carta de motivação e relação com os objetivos do programa e ter experiência prática relevante.
Para concorrer, é necessário ter no mínimo diploma de graduação, não ter morado fora do país por mais de 15 meses ou morado na Alemanha pelo mesmo período. O último diploma universitário dos candidatos deve ter sido emitido depois de 1º de janeiro de 2018 .De acordo com o programa, candidatos com bom histórico acadêmico em Ciências Sociais e Políticas, Direito, Economia, Políticas Públicas e Administração são incentivados a se inscrever. Ter experiência de trabalho em áreas relacionadas será levado em consideração.
Na inscrição, o estudante deve apresentar:
- Formulário de Candidatura ao DAAD preenchido;
- Currículo em ordem cronológica inversa;
- Uma carta de motivação;
- Certificados de conclusão do ensino superior;
- Transcrições dos documentos (conjunto completo da transcrição de registos);
- Certificado de experiência profissional;
- Certificado de proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Alemão);
- Carta de recomendação (do atual empregador ou professor universitário).
Confira todos os documentos no checklist feito pelo DAAD.
Para se inscrever é necessário enviar o formulário de inscrição e documentação para a universidade do programa de mestrado desejado, não para o DAAD.
Os programas têm início em setembro ou outubro de 2025. Mais informações no edital do programa. As inscrições vão até 31 de julho.
Últimos dias para conquistar sua bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!