Se você tiver de fazer uma lista de coisas que parecem ter se inspirado nas notícias atuais, talvez você inclua episódios da série televisiva Law & Order ou vídeos do rapper Childish Gambino. Cada vez mais, entretanto, as disciplinas de universidades se encaixam nessa categoria. E, de acordo com o Instituto Aspen, um think-tank com sede nos Estados Unidos que investiga assuntos globais relevantes (como economia, política, saúde e igualdade), isso é um progresso.
Todos os anos, o Instituto Aspen reconhece os professores que “pensam fora da caixa” com a premiação Ideas Worth Teaching Awards, para “celebrar os currículos que trazem à vida a promessa de realizar um trabalho com significado nos negócios”. Este ano, o instituto disse, os pesquisadores e acadêmicos por trás de seu Business and Society Program (BSP), “focaram questões sociais tiradas direto das manchetes – como populismo, escassez de água e inteligência artificial – e evidenciaram como e por que esses assuntos têm a ver com negócios”.
Os especialistas do Aspen acreditam que questões como o acesso à moradia merecem integrar o currículo de um curso sobre economia regional, por exemplo. E, ainda, que alunos das business schools devem saber conectar princípios de negócios e gestão a eventos retratados em filmes como O Dia Antes do Fim (no título original, Margin Call, produção de 2011), sobre o começo da grande recessão de 2008.
Este ano, diz Claire Preisser, diretora associada do BSP, os prêmios podem ter uma relevância ainda maior. “Em um período em que os empresários encaram críticas sobre seus papéis diante de questões sociais, esses professores estão desafiando bravamente as ‘normas’ do que é ensinado nas escolas de negócio. E, assim, criando líderes que conseguem navegar nesse ambiente tão incerto”, declarou no anúncio sobre os vencedores.
Conheça as disciplinas inovadoras reconhecidas este ano, e o nome dos professores e universidades responsáveis por ministrá-las
Alternative Economic Models
Sandrine Stervinou, Audencia Business School
Business Ethics: Critical Thinking Through Film
Jadranka Skorin-Kapov, Stony Brook University College of Business
Economic Growth, Technology, and Structural Change
Peter Kriesler, UNSW Business School, University of New South Wales
Economic Inequality and Social Mobility
James R. Freeland and R. Edward Freeman; Darden School of Business, University of Virginia
Fault Lines and Foresight
Regina M. Abrami, Wharton School, Universidade da Pensilvânia
Human Capital Sustainability
Patrick McHugh, School of Business, George Washington University
Impact Investing and Social Finance
Sara Minard, D’Amore-McKim School of Business, Northeastern University
Intrapreneurship: Leading Social Innovation in Organizations
Jerry Davis and Chris White, Ross School of Business, Universidade do Michigan
Issues in CSR
Talia Aharoni, Coller School of Management, Universidade de Tel Aviv
Management of Services: Concepts, Design, and Delivery
Zeynep Ton, Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology
Peer to Peer Economies
Melissa L. Bradley, McDonough School of Business, Universidade Georgetown
Prospering Over the Long-Term
Tima Bansal, Ivey Business School, Western University
Reimagining Capitalism: Business and Big Problems
Rebecca Henderson and George Serafeim, Harvard Business School, Universidade Harvard
Sustainability & Environmental Accounting
Dror Etzion, Desautels Faculty of Management, Universidade McGill
Sustainability Tools & Processes for New Initiatives
Robert Sroufe, Palumbo Donahue Graduate School of Business, Duquesne University
Sustainable Business In Iceland
Andrew J. Hoffman, Ross School of Business, University of Michigan-Ann Arbor
Technological Change at Work
Adam Seth Litwin, School of Industrial and Labor Relations, Universidade Cornell
The End of Globalization?
David Bach, Yale School of Management, Universidade Yale
Urban and Regional Economics
Jaime Luque, Wisconsin School of Business, University of Wisconsin-Madison
Why Business?
Matthew T. Phillips, James Otteson, and Adam S. Hyde, School of Business, Wake Forest University
Este texto foi originalmente publicado pelo site americano Quartz.