Duas bolsas de estudo no exterior para jornalistas e estudantes
A queixa de estudantes de humanas sobre a priorização de alunos de exatas e ciências biológicas para bolsas de estudo no exterior é frequente, e tem seu sentido. É isso o que acontece, por exemplo, com o programa do governo federal Ciência sem Fronteiras (CsF), que foca em áreas como engenharia, novas tecnologias e computação.
Nem sempre é fácil encontrar bolsas de estudo no exterior para profissionais da área de humanas, mas elas existem. Veja abaixo duas oportunidades para quem estuda ou já é formado em comunicação social:
Bolsa para estágio em Washington
O International Center for Journalists (ICFJ) está com inscrições abertas para um programa de estágio em Washington, na capital dos Estados Unidos. Os selecionados ficarão seis meses fazendo cobertura de eventos para a agência Scripps Howard News Service e escrevendo reportagens para a Scripps Howard Foundation Wire.
A bolsa de estudo cobre todos os gastos do aluno: passagens aéreas de ida e volta, seguro de saúde, acomodação, alimentação e transporte nos EUA. Podem se candidatar estudantes de graduação na área de jornalismo que tenham inglês fluente. O prazo de inscrições vai até o dia 25 de setembro. Faça sua inscrição no site do ICFJ
Bolsa de trabalho na Alemanha para jornalistas formados
Desde 1997, a Internationale Journalisten-Programme (IJP) organiza um programa de intercâmbio para que jornalistas latino-americanos possam ter uma experiência de trabalho na Alemanha, e profissionais alemães na América Latina.
Os selecionados participam de uma semana de orientação em Berlim, onde assistem a seminários e palestras, e conhecem os alemães que farão o mesmo programa na América Latina. Depois, ficam dois meses e meio (entre fevereiro e abril de 2016) trabalhando em um veículo de comunicação alemão.
O programa é dirigido a jornalistas formados, que tenham entre 25 e 35 anos, com conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês pode compensar a falta desse requisito). Os selecionados deverão em um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou internet).
O processo de seleção inclui envio de currículo (em alemão), foto, cópias de três artigos ou reportagens (em português) que mostrem sua capacidade profissional, uma carta de motivação (em alemão ou português) e uma carta de recomendação do editor-chefe de seu veículo de comunicação (em português). Os jornalistas interessados devem apresentar seus pedidos à Embaixada ou ao Consulado da Alemanha em seu país. Saiba mais no site do IJP
Leia também:
Especial: bolsas de estudos no exterior
Especial: histórias para te inspirar a estudar fora