Para quem sonha em fazer mestrado no Reino Unido, o programa de bolsas Chevening, criado pelo governo britânico, é a oportunidade de ouro. Desde 1983 a iniciativa oferece apoio financeiro para que que jovens líderes estudem em universidades britânicas. Todos os anos, o Foreign and Commonwealth Office (FCO) seleciona mais de mil bolsistas ao redor do mundo.
O processo seletivo, entretanto, é rigoroso e dura quase um ano até que os escolhidos sejam anunciados. As etapas incluem escolha das universidades britânicas às quais os jovens desejam se candidatar; envio de redações temáticas e de informações sobre o histórico acadêmico e profissional; comprovante de proficiência em inglês; aceite das instituições de ensino e, finalmente, entrevistas presenciais.
Enfrentar cada um desses estágios exige preparação antecipada, com planejamento e atenção aos detalhes. Com esse e-book, você pode tirar todas as dúvidas sobre as fases do processo seletivo e se inspirar em depoimentos de brasileiros aprovados para estudar no Reino Unido com o programa Chevening.
Baixe aqui o e-book Chevening: guia de preparação da candidatura às bolsas do Reino Unido!
O programa Chevening, em números
Ao todo, os países participantes do Chevening – espalhados pela Ásia, África e Américas – somam 144. Na última edição, o número de aprovados chegou a 1650, sendo que, desse total, 64 são brasileiros. Estima-se que, em mais de 30 anos de existência do programa, mais de 50 mil alumni já se formaram por meio da iniciativa.
Características de um bolsista Chevening
De acordo com o FCO, “ambição, potencial de liderança e um excelente histórico acadêmico” são aspectos comuns aos Cheveners. Cada uma dessas características é explorada neste e-book, e você também pode conferir o vídeo do Estudar Fora para reunir ainda mais dicas e figurar entre os aprovados para fazer mestrado no Reino Unido!