Como conseguir bolsas de estudo fora, se não há uma fórmula mágica? Por trás da conquista, estão inúmeros fatores. Basta espiar algum edital referente a bolsas mais conhecidas, como a Chevening, do governo britânico, e a Endeavour, do australiano. Listados ali estão os pontos essenciais para conseguir a bolsa dos sonhos, como um guia formado pelos pré-requisitos.
Além de ficar de olho nesses itens, também é necessário ler com atenção e objetividade o edital — e saber como as orientações ajudam na elaboração da candidatura. Entre os itens possíveis, estão bom desempenho acadêmico, currículo atualizado em inglês e histórico de atividades extracurriculares.
Baixe aqui o e-book “Como se preparar para conseguir bolsas de estudo fora”
Afinal, é tão difícil assim conseguir uma bolsa de estudo no exterior?
Neste e-book gratuito, você encontrará informações sobre os diferentes tipos de bolsas e seus pré-requisitos. Há opções que focam candidatos de baixa renda, e outras que analisam apenas o mérito acadêmico e profissional do candidato. Aprenda a identificar, desde o edital, qual a bolsa ideal para você e traçar um plano de ação para consegui-la!
Não tem proficiência em inglês?
Muitas bolsas estabelecem a proficiência em inglês como pré-requisito, que deve ser comprovada por meio de testes padronizados, como TOEFL e IELTS. Precisa alavancar as habilidades no idioma? Conheça cursos focados nos exames de inglês e veja como candidatos brasileiros conseguiram adquirir fluência.
Planejamento é chave
Por fim, confira algumas dicas práticas para a sua preparação: os detalhes importantes sobre documentação e a forma como o planejamento de carreira conta pontos no processo seletivo para bolsas.