Na última terça-feira (29), a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) venderam a plataforma edX para a compania de tecnologia educacional 2U. A aquisição custou $800 milhões e dará capacidade para a plataforma alcançar mais de 50 milhões de alunos em todo o mundo.
De acordo com uma notícia da The Harvard Gazette, trata-se de um “esforço em conjunto” para expandir e melhorar a edX. Com a venda, a plataforma será transformada em uma entidade beneficente pública operada pela 2U, que ficará responsável por fazer crescer e dar maior rapidez à plataforma de ensino online.
Leia também: EdX: os 11 cursos mais populares da plataforma de educação online
Já o MIT afirma em nota que “o acordo geral sustenta ativamente a missão da edX por uma série de disposições que protegem os dados do aluno, garantem acesso gratuito e de baixo custo aos cursos”.
O que muda na edX?
A transação ainda não está totalmente concluída e deve ser finalizada até o final do ano. Após o término da venda, o portfólio atual da edX será mantido, assim como as parcerias e base de usuários. “Nesta nova etapa, a edX atuará sob um conjunto de diretrizes que preservarão sua missão”, escreve o MIT.
Com a mudança, a empresa 2U se compromete a fechar as atuais lacunas de aprendizagem e oportunidades através da ampliação de parcerias com instituições de ensino superior particulares e públicas, além de outras instituições educacionais. Além das parcerias, o acordo inclui melhorias das ferramentas e estratégias digitais.
Leia também: De Harvard à Oxford: confira os melhores cursos online gratuitos
De acordo com a nota do MIT, desde antes da pandemia de COVID-19 o ensino online era um tema de grande relevância. Após o ano passado, o ensino remoto se tornou o caminho dominante para a promoção da educação universal. Nesse contexto, as plataformas de ensino digital receberam diversos investimentos que permitiram aperfeiçoá-las. “Reconhecendo essa transformação disruptiva do mercado, o conselho da edX, que inclui representantes tanto do MIT quanto de Harvard, começou a explorar alternativas para sustentar a missão da edX no futuro”, afirma.
Sobre a 2U
A companhia 2U, fundada em 2008, é uma empresa de tecnologia educacional de capital aberto que trabalha com plataformas online baseadas em nuvem. Atualmente, a instituição trabalha em conjunto com diversas universidades, incluindo o próprio MIT e Harvard.
Sobre a edX
A edX foi criada em 2012 pelo MIT e pela Universidade de Harvard como uma plataforma Massive Open Online Courses (MOOCs). Atualmente, a edX disponibiliza gratuitamente disciplinas de graduação de 71 áreas do conhecimento. Hoje, as parcerias da plataforma incluem aulas de universidades, como Berkely, Georgia Tech, Columbia, Oxford, IBM, entre outras.
Bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!