Já imaginou participar de um programa de estágio na Suíça em uma organização onde físicos e engenheiros estão investigando a estrutura fundamental do universo, como o que constitui a matéria e as leis fundamentais da natureza? Essa é a oportunidade de estágio no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física de partículas do mundo, responsável por confirmar a existência do bóson de Higgs. As inscrições vão até 30 de janeiro.
Durante um período de 8 a 13 semanas (ao longo de 2023), os selecionados terão um contrato para trabalhar em um projeto técnico avançado, em uma equipe experimental, e receberão um valor mensal de 90 francos suíços por dia. Esse valor é voltado para cobrir custos com alojamento e refeições. O CERN também oferece um valor para ajudar nos custos de viagem e seguro saúde.
Como é fazer pesquisa no CERN?
A brasileira Bárbara Crunivel fez pesquisas no CERN a partir de um convênio com a sua universidade. Neste vídeo, ela conta sua experiência ao Estudar Fora. Confira:
E mais: Veja onde estudaram as pessoas mais inovadoras da história!
Quem pode se inscrever
Podem se candidatar estudantes a partir da graduação, que tenham pelo menos 18 anos de idade. Os candidatos devem estudar nas áreas de física, engenharia, matemática ou ciência da computação. Segundo o CERN, também pode haver um número limitado de vagas para trabalhos administrativos como na área de tradução, direito ou logística.
É necessário, em todo caso, que o estágio no CERN faça parte do currículo de estudos do candidato (como créditos complementares, por exemplo), e que ele se comprometa a voltar à sua instituição de ensino ao fim do período. Alunos de mestrado nessas áreas também são elegíveis.
Quem já tem título de PhD ou está cursado doutorado, no entanto, não é elegível. Finalmente, os candidatos e candidatas devem ter proficiência em inglês e/ou francês.
Como se candidatar ao estágio no CERN
Os documentos necessários para a application são: currículo em inglês ou francês; uma cópia do histórico acadêmico com as notas obtidas na faculdade até o momento; pelo menos uma carta de recomendação e uma carta de motivação.
A inscrição pode ser feita por meio deste link até o dia 30 de janeiro. Para mais informações sobre o programa e a candidatura, acesse o site da iniciativa.