Estudantes de Harvard buscam alunos da rede pública para mentoria
Por Lecticia Maggi
Na trajetória dos estudantes brasileiros que hoje cursam a graduação em Harvard, nos EUA, a figura do mentor teve um papel importante. Tal pessoa foi responsável por mostrar novas oportunidades e dar conselhos e orientações para que eles se desenvolvessem pessoal e academicamente. Agora, esses alunos querem ajudar outros jovens brasileiros, compartilhando com eles um pouco do que estão aprendendo na mais prestigiada universidade do mundo.
Cada dupla de mentor e aluno vai criar um plano de metas personalizado. Fora os nossos próprios conselhos, podemos ajudar o aluno a levantar investimentos, alcançar maior divulgação ou entrar em contato com experts
Assim, nasceu o projeto Brasilitas, que busca 15 alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública brasileira para receberem mentoria de estudantes de Harvard. O projeto foi idealizado pela Harvard Undergraduate Brazilian Association (HUBA), a associação de estudantes brasileiros em Harvard. Faça sua inscrição para o Brasilitas
Eduardo Miranda Cesar, de 19 anos, co-presidente da HUBA, explica: “Queremos potencializar projetos, gerar capital social no Brasil e conectar o país à Universidade Harvard. Queremos ajudar a combater as desigualdades no acesso a oportunidades que, infelizmente, vem se reproduzindo no sistema público de ensino brasileiro.”
Ao contrário do que se possa pensar, o foco do programa não é ajudar os alunos com o processo de candidatura a universidades estrangeiras, o chamado application. A ideia é auxiliar estudantes a desenvolverem projetos de impacto social no Brasil.
“Cada dupla de mentor e aluno vai criar um plano de metas personalizado. Fora os nossos próprios conselhos, podemos ajudar o aluno a levantar investimentos, alcançar maior divulgação ou entrar em contato com experts em certas áreas, dentre outras possibilidades”, explica Eduardo.
Quem pode participar? O Brasilitas é voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Casos especiais, como alunos bolsistas de escolas particulares, serão avaliados individualmente. Não é necessário saber falar inglês para concorrer.
As inscrições vão até o dia 1º de agosto. Os interessados devem preencher um formulário, enviar três redações e um vídeo curto.
*Foto: brasileiros que estudam em Harvard/ Crédito: arquivo pessoal
Leia também:
Conheça 8 brasileiros que estudam em Harvard
Especial: bolsas de estudos no exterior
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior