//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoEstudantes de Harvard buscam alunos da rede pública para mentoria

Estudantes de Harvard buscam alunos da rede pública para mentoria

Redação do Estudar Fora - 08/06/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

Na trajetória dos estudantes brasileiros que hoje cursam a graduação em Harvard, nos EUA, a figura do mentor teve um papel importante. Tal pessoa foi responsável por mostrar novas oportunidades e dar conselhos e orientações para que eles se desenvolvessem pessoal e academicamente. Agora, esses alunos querem ajudar outros jovens brasileiros, compartilhando com eles um pouco do que estão aprendendo na mais prestigiada universidade do mundo.

Cada dupla de mentor e aluno vai criar um plano de metas personalizado. Fora os nossos próprios conselhos, podemos ajudar o aluno a levantar investimentos, alcançar maior divulgação ou entrar em contato com experts

Assim, nasceu o projeto Brasilitas, que busca 15 alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública brasileira para receberem mentoria de estudantes de Harvard. O projeto foi idealizado pela Harvard Undergraduate Brazilian Association (HUBA), a associação de estudantes brasileiros em Harvard. Faça sua inscrição para o Brasilitas

Eduardo Miranda Cesar, de 19 anos, co-presidente da HUBA, explica: “Queremos potencializar projetos, gerar capital social no Brasil e conectar o país à Universidade Harvard. Queremos ajudar a combater as desigualdades no acesso a oportunidades que, infelizmente, vem se reproduzindo no sistema público de ensino brasileiro.”

Ao contrário do que se possa pensar, o foco do programa não é ajudar os alunos com o processo de candidatura a universidades estrangeiras, o chamado application. A ideia é auxiliar estudantes a desenvolverem projetos de impacto social no Brasil.

“Cada dupla de mentor e aluno vai criar um plano de metas personalizado. Fora os nossos próprios conselhos, podemos ajudar o aluno a levantar investimentos, alcançar maior divulgação ou entrar em contato com experts em certas áreas, dentre outras possibilidades”, explica Eduardo.

Quem pode participar? O Brasilitas é voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Casos especiais, como alunos bolsistas de escolas particulares, serão avaliados individualmente. Não é necessário saber falar inglês para concorrer.

As inscrições vão até o dia 1º de agosto. Os interessados devem preencher um formulário, enviar três redações e um vídeo curto.

*Foto: brasileiros que estudam em Harvard/ Crédito: arquivo pessoal

Leia também:
Conheça 8 brasileiros que estudam em Harvard
Especial: bolsas de estudos no exterior
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados