Países diferentes têm leis (e até sistemas jurídicos) diferentes. Por isso, pode soar estranha a ideia de estudar Direito fora do Brasil. Mas para muitas trajetórias de carreira jurídica — como empresarial, público e até tributário — realizar um período de estudos no exterior é não apenas recomendável como essencial.
É cada dia maior o consenso de que uma formação internacionalizada beneficia advogados e juristas, e, para isso, há diversos tipos de formação disponíveis. A primeira opção é complementar a formação através de cursos de curta duração ou a possibilidade de realizar um intercâmbio acadêmico durante a graduação no Brasil.
Há também a possibilidade de realizar a graduação em Direito em universidades de fora. Na maior parte dos países, um diploma em Direito tem a forma de um Bacharelado, que permite ao estudante, após a conclusão do curso, realizar o “Exame da Ordem” para se tornar um advogado no país em questão. É interessante para quem quer trabalhar com Direito no exterior. Mas nestes casos, o estudante formado fora que queira atuar como advogado ou jurista no Brasil também terá que passar pelo exame da OAB.
Já nos Estados Unidos e Japão, a formação em direito é o Juris Doctor (JD) – também oferecido no Canadá, Austrália e Hong Kong. Nestes países, os estudos de direito são uma pós-graduação que pode ser realizada depois que o estudante concluiu o seu bacharelado em outra disciplina, geralmente na área de humanas.
Em ambos os casos, há também a opção de realizar um LL.M., ou Mestrado em Direito, em uma área de especialização. Este mestrado, muito comum em universidades dos Estados Unidos e da Europa, pode ser feito por profissionais que tenham concluído uma graduação em direito ou em áreas relacionadas e estejam buscando uma especialização internacional.
Onde estudar Direito fora do Brasil?
De acordo com o QS World Ranking de 2019, as melhores Law Schools do mundo são:
#1 Harvard University
#2 University of Oxford
#3 University of Cambridge
#4 Yale University
#5 Stanford University
Embora sejam todas muito bem avaliadas, a formação oferecida por cada uma delas é bastante diferente. Por isso, a escolha da melhor escola para estudar Direito fora do Brasil deve levar em conta os diferentes perfis de universidades e quais são as intenções do estudante ao realizar o curso: por exemplo, se você pretende trabalhar com direito no exterior ou no Brasil após concluir o curso.
Baixe o e-book: Tudo sobre estudar Direito no Exterior
Neste e-book produzido exclusivamente pelo Estudar Fora, você vai encontrar explicações sobre como estudar “Law” no exterior e quais são as melhores universidades para cada área. Além disso, conheça os bastidores da formação em vários segmentos jurídicos em instituições de renome – como Harvard, Yale e Cambridge.
Por fim, conheça também histórias de brasileiros que passaram por uma formação no exterior, seja na graduação ou no LL.M., e com isso, ganharam destaque suas carreiras – como por exemplo a brasileira eleita a melhor advogada do mundo no Direito Concorrencial.