Uma parceria entre a Fundação Estudar e a Fundação Lemann acaba de lançar uma nova versão do portal Estudar Fora, totalmente repaginada e adaptada para uso de pessoas com deficiência (PCDs). Agora, nosso portal integra o pequeno grupo de páginas com acessibilidade – menos de 1% de sites brasileiros são acessíveis.
Em fevereiro de 2022, o Movimento Web para Todos, formado por organizações que atuam em prol de PCDs, divulgou uma pesquisa que mapeou a experiência de pessoas com algum tipo de deficiência em sites e aplicativos online e descobriu que menos de 1% são ambientes virtuais acessíveis. No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência.
A Fundação Estudar acredita que acessibilidade deve ser parte do dia a dia e que um portal acessível beneficia todas as pessoas, PCDs ou não. Um site de fácil navegação e frequentado por todos os públicos significa que qualquer pessoa, de qualquer idade ou local, terá maior facilidade para utilizá-lo. Somos uma fundação que valoriza a Educação e, dessa forma, esperamos garantir que nossa ampla variedade de conteúdos educacionais sejam aproveitados por todos.
Leia também: USP oferece curso de Libras 100% gratuito e online
O que é um portal com acessibilidade?
De acordo com um relatório para o Estudar Fora feito pela empresa de marketing digital Espiral Interativa, que permitiu transformar nosso portal acessível para PCDs, a acessibilidade comunicacional vai além das restrições mais faladas, como auditivas, cegueira, baixa visão ou mobilidade reduzida. Há uma série de outras limitações que podem estar relacionadas à memória, atenção, leitura, linguística, resolução de problemas, compreensão verbal, matemática e visual.
“Uma pessoa com dislexia ou autismo, por exemplo, pode apresentar dificuldades na leitura de uma página devido a um layout inadequado. Alguém com Transtorno de Deficit de Atenção pode se confundir ao ler uma frase muito extensa” – Espiral Interativa.
Além disso, é necessário dar atenção a questões estruturais das páginas, como links, que devem ser ativados apenas após o clique – para pessoas com restrições motoras – ou sinalizados quando levarem o usuário para páginas de fora do site. Mais pontos de atenção devem ser a utilização de letras e fundo com contraste suficiente para pessoas com limitações visuais poderem ler; fotos e imagens, quando trazem conteúdos que somam ao texto, devem sempre oferecer descrição.
Mudanças no Design
Para melhorar a usabilidade do Estudar Fora para nossos leitores, também demos uma repaginada no design das páginas e na organização do portal. Em nossa página inicial, a home (disponível aqui), é possível encontrar todos os variados conteúdos e materiais que oferecemos gratuitamente: ebooks, cursos, dicas de idiomas, guias, além de matérias sobre conhecimentos gerais e bolsas de estudo.
Sejam todos bem-vindos para o novo Estudar Fora! Qualquer dúvida, observação ou mensagem que queira enviar para nossa equipe, comente na caixinha aqui em baixo. Também estamos disponíveis nas redes sociais e no e-mail [email protected] .