Fazer um intercâmbio de idiomas é uma dos caminhos para quem deseja ganhar fluência. E não faltam opções, seja em universidades estrangeiras ou escolas de idiomas. Para ajudar quem quer estudar francês na França, berço do idioma, o Campus France desenvolveu uma ferramenta online para “filtrar” os cursos mais interessantes de acordo com o perfil de cada candidato.
O catálogo de cursos, que está disponível no site da instituição, elenca cerca de 300 opções em diferentes regiões da França. O foco da ferramenta são os de curta duração e que se estendam por no mínimo uma semana. Como a ferramenta considera o calendário letivo francês, o candidato pode filtrar os programas em dois períodos. O primeiro, de verão, vai do mês de abril até outubro, e o de inverno inclui aqueles que acontecem entre novembro a março.
Para os que esperam complementar o aprendizado do idioma com uma atividade extra, é possível buscar por categorias, como “moda” e “gastronomia”. Há, por exemplo, cursos voltados para escrita na Sorbonne, em Paris, assim como programas que mesclam aulas de francês e de culinária em Montpellier.
Também há cursos voltados a áreas específicas de atuação, a exemplo de engenharia e hotelaria, bem como opções que oferecem certificação no idioma, como DELF e DALF. Não há nível mínimo de proficiência em francês e a lista abrange desde cursos introdutórios até os de nível avançado.