O Ministério de Relações Exteriores da Romênia está com inscrições abertas para o principal programa de bolsas do país. Os fomentos são para cursos de graduação, mestrado e doutorado, além de incluir um ano de estudo do idioma romeno.
As oportunidades são para programas em todas as áreas do conhecimento, com exceção dos cursos de medicina, odontologia e farmácia. As inscrições vão até 16 de março.
Universidades e faculdades de todo o país participam do programa. Os cursos de graduação e mestrado são oferecidos em romeno, por isso, os estudantes aprovados nesses programas devem cursar o ano obrigatório de estudo do idioma. Para os candidatos ao Ph.D, há cursos em inglês.
Leia também: as melhores bolsas com inscrições abertas em fevereiro
Quais os benefícios do programa
O programa garante aos bolsistas a isenção de taxas acadêmicas, da anuidade do programa, além de oferecer acomodação gratuita durante o período de estudos.
Há também um auxílio mensal para cada estudante, que varia de acordo com o nível de formação. Para cursos de graduação, o valor é de 65 euros; para mestrado, de 75 euros; para PhD, são 85 euros. Custos de transporte local, passagens aéreas e despesas adicionais ficam a cargo do aluno.
Para saber detalhes sobre as bolsas para estudar na Romênia, basta acessar o site do programa (disponível aqui).
Como funciona o programa de bolsas para estudar na Romênia
O governo do país aceita estudantes de três níveis educacionais: graduação, mestrado e doutorado. Todos os cursos iniciam as aulas no segundo semestre de 2024. Nenhuma das bolsas possui restrições em relação à idade do candidato.
No caso da graduação, a formação dura de três a seis anos de acordo com a área de conhecimento e é chamada de “licenta”. Já o mestrado, o segundo ciclo elegível à bolsa, tem duração de um ano e meio a dois anos. O doutorado, por sua vez, dura de três a quatro anos.
Leia também: Como fazer intercâmbio de graça (ou quase)
Vale lembrar que, como uma das intenções do programa de bolsas é divulgar o país e sua cultura, os interessados em estudar na Romênia precisam estudar o idioma local por um ano.
Como se candidatar
Para se inscrever no programa, é necessário se cadastrar no site oficial do programa (disponível aqui). Após acessar o site, o candidato deve criar uma conta e preencher o formulário, enviando os documentos exigidos no processo seletivo. A documentação deve ser enviada com cópias traduzidas para um dos idiomas: inglês, francês, espanhol ou romeno.
Os documentos exigidos são:
- Cópia dos diplomas obtidos (diploma de Ensino Médio, Bacharelado e Mestrado, de acordo com o nível desejado) ou de comprovante que o estudante está no último ano da formação;
- Cópia da certidão de nascimento;
- Cópia das três primeiras páginas do passaporte ou do RG;
- Currículo Vitae;
- Cópia da autorização de mudança de nome (caso se aplique);
Leia também: 4 dicas para traduzir documentos para o application
Nesses formulários, o candidato também deve descrever suas motivações e interesses em estudar na Romênia. No caso de programas de mestrado e doutorado, já é preciso esboçar um projeto de pesquisa.
Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser vistas neste documento (disponível aqui). As inscrições vão até 15 de março de 2023.