Os exames de proficiência em inglês de Cambridge, conhecidos pelos nomes de FCE, CAE e CPE, são alguns dos mais tradicionais documentos que comprovam a habilidade de se comunicar na língua inglêsa. Eles são certificados de proficiência reconhecidos internacionalmente e divididos em duas categorias: a primeira, de provas multiníveis, e a segunda, de níveis pré-estabelecidos.
Ouça este texto:
Nos exames de nível pré-estabelecido, o aluno deve atingir um grau específico de proficiência antes de se inscrever na prova. “São testes que têm cinco níveis diferentes e estão alinhados com o Quadro Comum Europeu”, explica Alberto Costa, especialista do Cambridge English. Essa divisão permite que os estudantes tenham uma estrutura já traçada para se preparar.
De acordo com o especialista, por exemplo, quando você se prepara para o nível A2, consegue dominar essas competências. “Aprovado no teste, você está pronto para se preparar para o próximo nível”, explica.
Leia também: Cambridge: tudo sobre a universidade de Isaac Newton e Charles Darwin
Confira o vídeo do Estudar Fora com Alberto Costa:
O que é a Cambridge English
Ao pesquisar exames de proficiência em inglês, é provável que você já tenha escutado sobre essas provas. Elas são aplicadas pelo Cambridge English, um departamento da Universidade de Cambridge que atua diretamente na avaliação de língua inglesa e formação de professores. Entretanto, como são diversas opções de certificados, podem aparecer dúvidas sobre o mais indicado para cada necessidade.
O portfólio completo do departamento engloba mais de 25 opções de testes e exames com diferentes características ou indicações. Então, para facilitar a escolha de quem precisa desses certificados para processos seletivos de graduação, MBA, mestrado, doutorado ou PhD, separamos aqui algumas informações importantes.
Leia também: 8 ferramentas para estudar inglês de graça
Como funcionam os certificados
Em comum, as habilidades testadas por todos os exames da Cambridge English estão alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) – confira aqui mais informações sobre ele.
Quem pretende estudar no exterior deve buscar por exames que atendam a partir do nível B2 do CEFR – ou seja, uma classificação do “usuário” independente e capaz de se comunicar em todas as habilidades necessárias.
Dentre as opções oferecidas por Cambridge English, os exames que atendem essa necessidade são o
- B2: First (FCE);
- C1: Advanced (CAE);
- C2: Proficiency (CPE).
A nomenclatura dos exames de Cambridge passou por uma reorganização nos últimos anos. Os novos nomes trazem o nível ao qual cada exame corresponde, segundo o Quadro Comum Europeu de Referência. Assim, o FCE por exemplo virou o B2: First, e o CPE virou o C2: Proficiency.
Quer saber se você tem proficiência? Faça aqui sua auto avaliação com o quadro CEFR!
FCE (B2 First)
1. O que é o FCE?
2. O que alguém que tem o FCE deve ser capaz de fazer?
3. Como é a estrutura da prova?
4. Com que idade eu posso fazer o FCE?
5. O que eu posso fazer tendo o FCE?
6. Como me preparar para o FCE?
7. Qual é a diferença entre o FCE e os exames de nível mais alto?
CAE (C1 Advanced)
O Cambridge English: Advanced (CAE) é adequado para quem precisa comprovar alto desempenho no idioma, seja para oportunidades de trabalho, estudo ou obtenção de vistos e programas de imigração. A prova destina 1h30 para Reading e Use of English; 1h30 para Writing; aproximadamente 40 minutos para Listening e 15 minutos para Speaking. Sua certificação é de nível C1 do CEFR.
CPE (C2 Proficiency)
E o Cambridge English: Proficiency (CPE) é o mais avançado dentre as opções voltadas para o objetivo dos estudos e é destinado para aqueles que possuem habilidades próximas de um usuário fluente no inglês. O tempo de prova é similar ao CAE, com apenas um minuto adicional na avaliação de Speaking. Seu certificado é de nível C2 – o mais elevado no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
FCE, CAE, CPE… Como escolher entre os Certificados de Cambridge?
Os certificados de Cambridge English são aceitos por mais de 20 mil instituições em todo o mundo, entre instituições de ensino, educação superior e pós graduação, corporações e órgãos de governo e ministérios – por exemplo, instituições como Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Oxford, Cambridge, Melbourne, Universidade de Londres, Sydney. A lista completa pode ser acessada aqui.
Portanto, a escolha do exame deve levar em conta o nível dominado do idioma, mas também a universidade desejada, que possui regras próprias sobre quais exames são aceitos para os seus cursos e por quanto tempo eles são válidos. Por isso, é necessário se informar sobre o requisito durante a fase de planejamento para ter certeza que o exame escolhido atenderá o seu desejo.
Como realizar os exames de Cambridge
Há datas disponíveis durante todo o ano para a realização dos exames, conforme o calendário de cada centro autorizado. Para encontrar o centro mais conveniente basta buscar pelo site e então informar-se sobre o calendário de aplicação. Para realizar a prova não é preciso estar matriculado em um curso de inglês, basta que a pessoa tenha adquirido conhecimento compatível com o nível testado.
Quer saber mais sobre os exames de Cambridge? Baixe nosso guia completo de preparação!
Leia também:
- Conheça os principais exames de proficiência exigidos por universidades
- As dúvidas mais comuns de quem vai fazer o IELTS
- Como estudar para cada seção do TOEFL com materiais gratuitos e online
Sobre o Autor
Alberto Costa possui 30 anos de experiência no mercado de educação, tendo atuado como professor de inglês, especialista nos exames de Cambridge English, treinador de professores para as certificações CELTA, ICELT e DELTA. Além disso também esteve à frente de iniciativas de treinamento e formação continuada de professores de inglês e de consultoria acadêmica. Costa possui especialização em treinamento de professores (PRINSELT) do College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido, e é certificado por Cambridge com o diploma Cambridge RSA for Overseas Teachers of English (DOTE). Atualmente ele ocupa a posição de Senior Assessment Manager de Cambridge English no Brasil.