Por https://www.estudarfora.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Design-sem-nome-1.pngalia Bustamante
“Eu sempre gostei de negócios, mas também me interessava pela área da saúde, então…”
Esta dualidade acompanhou a trajetória de Fábio Katayama desde a escolha da sua graduação até quando decidiu empreender, ao voltar do seu MBA em Harvard. Assim, o caminho entre a entrada na faculdade de Medicina e a posição de presidente da empresa que fundou foi marcado por escolhas de carreira pouco óbvias – entre elas, a formação para cirurgião e a passagem por uma consultoria de negócios.
Nesta websérie de 4 capítulos, o fundador da Natue, maior e-commerce de produtos naturais do Brasil, vai compartilhar sua trajetória e explicar como estudar no exterior o ajudou a conquistar uma carreira que unisse suas duas paixões.
Capítulo I: A escolha da profissão e por que resolvi fazer MBA
Aprovado pela USP, em medicina, e pela FGV, em administração, Fábio acabou escolhendo a área médica e se preparou durante toda a faculdade para se tornar um cirurgião. Seu destino parecia bem definido quando, em um estágio, ele descobriu que poderia trabalhar com gestão hospitalar. E foi aí que as duas paixões se juntaram pela primeira vez.
Sua residência médica foi na área de gestão hospitalar – em um programa promovido pelo Hospital das Clínicas em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas. Depois de trabalhar, por algum tempo, nesta intersecção entre as duas áreas, Fábio sentiu a necessidade de um aprofundamento em gestão. “Trabalhando como Head de Planejamento no Hospital Oswaldo Cruz, para mim ficou muito claro que faltava uma bagagem, uma formação em negócios”, explica ele.
Decidido, começou a se preparar para o processo de application: inscreveu-se em Stanford, Harvard e Wharton e foi aceito por todas as três. Confira, nos vídeos abaixo, o que Fábio diz sobre esses momentos definidores do início da sua carreira:
Gostando de duas áreas diferentes, como você escolheu a carreira que queria seguir?
De que forma você encaminhou sua carreira para negócios ainda na faculdade?
Quando e por que você decidiu fazer MBA no exterior?
Nos próximos capítulos, que serão lançados sempre às quintas-feiras, você verá:
Capítulo II: Como Fábio se preparou para o processo de application;
Capítulo III: Como foi a experiência de um médico na Harvard Business School;
Capítulo IV: Como o MBA o ajudou a empreender, depois de voltar ao Brasil.
Leia também:
Matheus: Trabalho aos 13 anos, inglês em 3 meses e estágio no MIT
10 histórias de superação para te inspirar a estudar fora
Pós-graduação no exterior: 4 profissionais dão dicas para você também conseguir