Home » Bolsas de Estudo » Fulbright oferece 25 bolsas para doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Fulbright oferece 25 bolsas para doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Bolsas Fulbright para doutorado sanduíche

A Comissão Fulbright no Brasil abriu inscrições para seu programa de bolsas para doutorado sanduíche nos EUA. Todos os anos, pesquisadores são selecionados pela organização para estudar nos Estados Unidos por nove meses. Para concorrer à edição deste ano, é necessário submeter a candidatura até 28 de julho.

A ideia é que estudantes de doutorado matriculados no Brasil embarquem para universidades dos EUA. Por lá, realizam parte de um programa de PhD na instituição, sem nenhum custo, e retornam ao Brasil para concluir sua pesquisa. Entretanto, para ser elegível ao doutorado sanduíche, o candidato deve estar em solo brasileiro durante o processo de seleção e não pode acumular mais de uma bolsa.

Os bolsistas receberão um valor mensal para se manter no país e também um valor de US$ 2.000 para auxiliar na acomodação. A bolsa ainda oferece orientação e custeio para o processo de emissão de visto, passagem aérea internacional e seguro de saúde.

Quem pode se candidatar ao doutorado sanduíche

Para se candidatar às bolsas para doutorado sanduíche nos EUA, deve-se primeiro checar a lista de requisitos. Os pesquisadores precisam ter proficiência comprovada em inglês, por meio de um teste de proficiência padronizado (TOEFL, IELTS ou Duolingo English Test).

Além disso, outro ponto importante diz respeito à universidade americana em que será realizado o doutorado sanduíche. A instituição precisará emitir uma carta convite, assinada pelo orientador do trabalho nos Estados Unidos. Ou seja: é necessário que o pesquisador entre em contato previamente com o professor que deseja que seja seu orientador durante esse período.

Como fazer a inscrição

O processo de candidatura às bolsas para doutorado sanduíche nos EUA é feito por meio de uma plataforma da Fulbright. O candidato registra-se no site e submete uma série de informações pessoais, bem como detalhes de seu histórico acadêmico. Também como parte da lista de documentos, estão o currículo do estudante e uma proposta de pesquisa.

Para verificar o passo a passo da inscrição, basta acessar o documento disponibilizado pela Comissão. Além dos documentos já citados, o candidato também precisará enviar um plano de estudos, uma carta de apoio do coordenador do seu programa de doutorado no Brasil, até três cartas de recomendação e um breve vídeo falando sobre suas motivações para solicitar a bolsa.

As inscrições vão até o dia 28 de julho. Candidatos selecionados para a segunda fase do processo serão chamados para fazer entrevista em outubro, e até o fim desse mês serão anunciados os escolhidos. Segundo o edital, as aulas devem começar entre agosto e setembro de 2025.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo