O programa de bolsas dos Estados Unidos Fulbright acaba de lançar uma iniciativa com foco em estudos sobre a Amazônia e promoção de “uma bacia amazônica saudável”. O projeto está a procura de pesquisadores do Brasil e Estados Unidos que possam integrar as equipes participantes.
A iniciativa é financiada pela Comissão Fulbright do Brasil. Podem se inscrever pesquisadores que tenham experiência nas áreas relacionadas a gestão de recursos e terras, saúde pública, educação, energia, infraestrutura, conservação, desenvolvimento econômico, direitos indígenas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Como participar
Os candidatos devem se inscrever em pares, sendo um membro dos Estados Unidos e um do Brasil. Será dada a preferência para duplas cujo membro brasileiro resida na região amazônica. Podem se inscrever doutorandos com “pesquisa substancial e experiência de trabalho multissetorial” sobre Amazônia.
Além disso, os critérios de seleção consideram pesquisadores que estudem questões amazônicas, tenham conhecimento de bolsas regionais, capacidade de aconselhar na elaboração e implementação de programas e “experiência na liderança de uma equipe internacional e multidisciplinar de pesquisadores aplicados”.
Mais informações no site da Fulbright Brasil (disponível aqui). As propostas e dúvidas sobre a iniciativa devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 31 de maio.