O ranking anual de melhores universidades dos Estados Unidos divulgado pela Forbes não tem mais Harvard no topo. A prestigiada universidade, que costumava figurar entre as primeiras colocadas, agora ocupa a 15ª posição. O primeiro lugar ficou com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Harvard fora do ranking
De acordo com a Forbes, a taxa de retenção de Harvard caiu consideravelmente por causa da pandemia de Covid-19 —muitos alunos optaram por fazer uma pausa nos estudos e não retornaram à universidade.
Além disso, Harvard não tem muitos alunos de baixa renda matriculados em comparação com outras universidades do ranking. No ano acadêmico de 2020-21, só 11% dos graduandos receberam Pell Grants, subsídios federais oferecidos a alunos de baixa renda. Em comparação, 21% dos alunos de Princeton, que ficou em 4º lugar, recebem o benefício.
Leia também: Como entrar em Harvard: guia para quem sonha em estudar lá
Harvard não é mais uma das melhores do mundo?
Apesar da queda no ranking da Forbes, a Universidade de Harvard sustenta há quase dois séculos a fama de instituição de excelência. As variações nas colocações são normais e acontecem pela adoção de critérios diferentes. Veja a posição da instituição em alguns dos mais prestigiados rankings:
- Times Higher Education: 3º lugar
- QS Ranking: 5º lugar
- U.S. News Ranking: 1º lugar
- Shangai Ranking: 1º lugar
10 melhores universidades dos Estados Unidos
Confira as 10 primeiras colocadas no ranking da Forbes
- Massachusetts Institute of Technology (MIT)
- Universidade de Stanford
- Universidade da Califórnia em Berkeley
- Universidade Princeton
- Universidade Columbia
- Universidade da Califórnia em Los Angeles
- Williams College
- Universidade Yale
- Universidade Duke
Universidade da Pensilvânia