O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo recebe periodicamente pesquisadores de universidades de todo o mundo mundo para debater temas de destaque nas várias áreas do conhecimento. No dia 6 de outubro, o instituto realiza o evento “Decolonizando a Psicologia e sua História”, com a presença de professores da Pace University, dos Estados Unidos, Universidade de Salerno, da Itália, Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Sobre o evento
De acordo com o site do IEA, o objetivo do evento é debater a necessidade de trabalhar uma visão decolonial da produção científica que permita atravessar as diversas áreas de estudo, como saúde mental, psicologia educacional, psicologia do desenvolvimento, psicologia social e trabalhar em conjunto com os “estudos históricos com foco nas relações entre a psicologia e o contexto sociocultural”.
Leia também: Projeto em homenagem a Paulo Freire é lançado na Universidade de Columbia
O evento é gratuito, aberto e realizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento. Mais informações sobre o seminário neste link. Interessados podem acompanhar a transmissão através do canal do IEA no Youtube. Parte das falas serão feitas em inglês e contam com opção de tradução simultânea.
Programação
14h30 – Abertura
14h40 – Decolonizing Health Psychology
Wade Pickren, Professor do Departamento de Psicologia da Pace University. De acordo com o site do IEA, o professor pesquisa sobre “psicologia dos conhecimentos indígenas e seu papel na psicologia descolonizadora” e analisa temas, como a crise climática.
15h10 – A Tópica da Decolonização e os Estudos Históricos dos Saberes Psicológicos nas Culturas Marcadas pelo Colonialismo: o Caso do Brasil.
Marina Massimi, formada em Psicologia pela Università degli Studi di Padova, USP e Coimbra, é Professora Sênior do IEA.
15h30 – Decolonizando a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Educacional
Pina Marsico, Professora Associada de Desenvolvimento e Psicologia Educacional na Universidade de Salerno (Itália).
15h50 – Decolonizando a Psicologia Social – a Experiência Brasileira
Regina Helena de Freitas Campos, é professora colaboradora da UFMG e formada pelas universidades de Stanford e Genebra.
16h10 – Debate – Moderação: Raquel M. Assis (UFMG).
Oportunidade de conhecer uma aula de ensino superior internacional
Universidades e instituições de ensino brasileiras ou com sede no Brasil recebem professores e pesquisadores internacionais para eventos, seminários e aulas abertas ao longo do ano. Para estudantes brasileiros e leitores do Estudar Fora, esses eventos podem ser uma excelente oportunidade de aprendizado, para conhecer mais de perto uma área de ensino que você esteja pensando em seguir ou até para treinar seu inglês ao ouvir uma aula ministrada na língua. Para acompanhar os eventos com convidados internacionais que estão rolando por todo, acompanhe nossos canais!