O Instituto de Estudios Superiores de la Empresa (IESE) é a escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha. A província é famosa no mundo todo pelas touradas que ocupam suas ruas durante a Festa de São Firmino, que acontece no mês de junho.
No mundo dos negócios, porém, a fama é outra: O IESE é reconhecido como uma das melhores escolas de negócios do mundo e aparece consistentemente entre as 10 melhores nos rankings com seus programas de educação executiva, MBA e MBA Executivo.
O IESE é uma das instituições para as quais a Fundação Estudar está oferecendo bolsas de estudo em educação executiva. Saiba mais.
Nenhuma das sedes do instituto, porém, está localizada na província de Navarra: além dos campus em Barcelona e Madri, o IESE possui extensiva representação internacional, com escolas em Nova York e Munique e escritório em São Paulo.
Mais de 80% dos estudantes dos programas presenciais são internacionais. Na turma de 2015, os professores – vindos de 30 países – lecionavam para alunos de 56 nacionalidades diferentes. O inglês é a língua oficial dos programas, mas o Instituto foi pioneiro em oferecer um programa bilíngue de MBA, conduzido em inglês e espanhol.
Para admissão aos programas de PhD e MBA é preciso apresentar os resultados de GMAT ou GRE (a média da nota dos alunos aceitos é 680), cartas de motivação, cartas de recomendação e exames de proficiência. A média de experiência profissional dos alunos é de 5 anos
O investimento para os dois anos de curso gira em torno de 81 mil dólares – sem incluir custos de vida e acomodação. A universidade oferece a estudantes internacionais oportunidades de bolsa e opções de financiamento com instituições parceiras
História
O IESE foi fundado em 1958, quando a faculdade de administração da Universidade de Navarra expandiu sua atuação para oferecer a lideranças de negócios uma formação mais ampla sobre empresas e mercados. Na época, a educação executiva era praticamente desconhecida fora dos Estados Unidos.
Em 1963, foi estabelecido um Comitê Consultivo em conjunto com a Harvard Business School, que ofereceu apoio e orientação para o lançamento, em 1964, do programa de MBA do Instituto – o primeiro com dois anos de duração na Europa. O Comitê existe até hoje e se reúne anualmente para discutir assuntos de interesse comum entre as duas escolas.
O MBA Executivo foi lançado em 1982 e, durante a década de 90, aconteceu a expansão para o Brasil com a criação dos programas internacionais de educação executiva. Em 2012, foi lançado oficialmente o programa de MBA Executivo em São Paulo, conduzido pela ISE Business School.
Da mesma forma que o Instituto recebeu o suporte de Harvard para o estabelecimento do seu programa de MBA, ele também apoiou a implementação de três escolas de negócios na África: Lagos Business School (Universidade Pan-Africana da Nigéria); Strathmore Business School (Universidade Strathmore, no Quênia) e MDE Business School, na Costa do Marfim.
Programas
São oferecidos três programas de MBA (MBA, MBA Executivo e MBA Global Executivo), um programa de PhD e mais de 130 programas de Educação Executiva, espalhados pelos seus 5 campus e 15 escolas de negócios parceiras. Os estudantes do MBA full time na IESE têm a oportunidade de realizar intercâmbio de um semestre em diversas escolas internacionais – nos Estados Unidos, Europa, mas também China, Índia e Japão.
A Educação Executiva, um dos carros-chefe do Instituto, oferece um amplo portfólio de programas realizados em Barcelona, Madrid, Nova York e diversos outros locais. Apenas estes programas formam mais de 4 mil executivos por ano, e os cursos são projetados e conduzidos por docentes permanentes da instituição. O modelo, customizável ao público e à localização, faz uso intensivo de análises de casos.
Anualmente, o Instituto promove o IESE International Case Competition, uma competição de casos de negócios na qual concorrem estudantes indicados para representar as melhores escolas do mundo. A competição acontece desde 1995 e, durante o processo, os participantes trabalham em uma solução de negócios orientados por coaches experientes da consultoria Roland Berger.
Ex-Alunos Ilustres
– Antônio Brufau Niubó, CEO e Presidente da multinacional de petróleo e gás Repsol
– Cristina Garmendia, ex-ministra de Ciência e Inovação do Governo Espanhol
– Joan Clos i Matheu, ex-prefeito de Barcelona
– Antonio Pires de Lima, Ministro da Economia de Portugal
– Juan Antônio Samaranch, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional
*Foto: Campus IESE em Barcelona / Crédito: Divulgação
Leia também:
O MBA no exterior dá acesso a novas perspectivas de carreia
Programa de Bolsas da Fundação Estudar está com inscrições abertas
Educação executiva: conheça os benefícios deste tipo de curso