A Delft Universiy of Technology (TU Delft) está com inscrições abertas para as bolsas de mestrado concedidas pela fundação Justus & Louise van Effen. O auxílio, integral, é destinado a estudantes internacionais aceitos em programas de mestrado da instituição, sendo que o principal critério para concedê-lo é que os candidatos tenham excelente desempenho acadêmico. As inscrições vão até primeiro de dezembro.
São oferecidas duas bolsas integrais para cada uma das oito faculdades da instituição. O apoio financeiro cobre os custos de tuition de todo o período do mestrado, além de oferecer workshops, seminários e um programa de desenvolvimento profissional aos selecionados. Além disso, oferece um valor anual de 30 mil euros (cerca de R$ 135 mil) para auxiliar estudantes de fora do continente europeu com os custos de vida durante os estudos.
Como concorrer às bolsas integrais para mestrado da TU Delft
Para se candidatar às Justus & Louise van Effen Excellence Scholarships, o primeiro passo é se inscrever para um dos programas de mestrado da instituição (confira a lista aqui), explicando as razões da candidatura à bolsa.
Para essa candidatura, é necessário ter concluído a graduação com média ponderada de pelo menos 75%; e comprovar também a proficiência em inglês, por meio dos exames TOEFL ou IELTS. AS notas mínimas são 90 para o TOEFL IBT (com pelo menos 21 pontos em cada seção) ou 6,5 no IELTS (com pelo menos 6 em cada seção). Também são válidos os certificados CAE e CPE de Cambridge.
O prazo final para inscrição é primeiro de dezembro. Confira mais informações e baixe o formulário de candidatura no site oficial da universidade.
Sobre a TU Delft
A Universidade Técnica de Delft é um dos centros de ensino superior mais importantes dos Países Baixos. Fundada em 1842, foi considerada pelo QS World University Ranking de 2018 a 54ª melhor universidade do mundo. É também a maior e mais antiga universidade politécnica da Holanda, sendo referência nas áreas de engenharia e tecnologia (nessas, figurando, em geral, entre as 20 melhores nos rankings). Para se ter uma ideia, no último mês de setembro, pesquisadores da TU Delft criaram o DelFly Nimble, um robô-inseto capaz de voar, planar – mesmo em ambientes abertos e com vento – e pousar como uma mosca de verdade.
Já as bolsas Justus & Louise van Effen foram criadas pelos pesquisadores homônimos, que estudaram na instituição nos anos 1940 e acreditavam fortemente que o desenvolvimento tecnológico poderia contribuir para resolver questões sociais importantes.
Mais opções de bolsas na Holanda
Nos Países Baixos, há outras oportunidades de bolsas, do intercâmbio à pós. Caso, por exemplo, das Orange Tulip Scholarships, que são possibilidades de auxílio exclusivas para brasileiros. O período de inscrições geralmente começa em novembro. Acompanhe as novidades aqui no Estudar Fora!
* Foto: Biblioteca da TU Delft / Crédito: Divulgação