A Scuola Superiore Sant’Anna, localizada na cidade de Pisa na Itália, está recebendo inscrições para um total de 55 bolsas de estudo para doutorado em programas ministrados em inglês. As bolsas contemplam diversas áreas de estudo, e seu valor, benefícios associados e prazos de inscrição variam de acordo com a área. As últimas inscrições se encerram em 7 de maio.
O valor das bolsas varia de aproximadamente 16 mil euros por ano até cerca de 19 mil euros por ano. Em alguns casos, a instituição também oferece alimentação gratuita no restaurante universitário ou valores adicionais para despesas relacionadas aos estudos, pesquisas e participações em congressos. A renovação das bolsas acontece anualmente, condicionada ao desempenho dos bolsistas.
As bolsas de doutorado na Itália da Scuola Superiore Sant’Anna estão disponíveis para os seguintes programas (todos de PhD):
- Agrobiociências;
- Agrobiodiversidade;
- Biorrobótica;
- Ciências, Tecnologias e Gestão em Saúde
- Direito;
- Economia;
- Direitos Humanos e Política Global;
- Inovação, Sustentabilidade e Saúde em Gestão;
- Tecnologias Digitais Emergentes;
- Ciência de Dados;
- Medicina Translacional
Como concorrer às bolsas de doutorado na Itália
De acordo com o edital geral das bolsas, para se candidatar às oportunidades é necessário já ter concluído o mestrado (ou concluí-lo até o dia 30 de setembro de 2024). As bolsas e programas de doutorado estão previstas para início em 1º de outubro de 2024
Nos links acima, é possível acessar as chamadas de bolsas de cada um dos programas. Por lá, é possível ver os detalhes de cada bolsa, bem como seus prazos, requisitos e procedimentos específicos de inscrição. Em geral, no entanto, são necessários os seguintes documentos (em italiano ou inglês):
- CV atualizado;
- Diploma do mestrado;
- Passaporte;
- Histórico acadêmico;
- Projeto de pesquisa.
Em alguns casos, a universidade também solicita que o estudante envie uma versão digital da sua tese de mestrado como parte da candidatura. É importante verificar as chamadas de cada programa, pois cada uma tem solicitações específicas para o formato no qual o projeto de pesquisa deve ser apresentado (incluindo número máximo de palavras e as informações que ele deve conter).