Programa seleciona jovens brasileiros para conferência da ONU
Duas vezes ao ano, acontece a Assembleia da Juventude (ou, em inglês, Youth Assembly), reunindo jovens do mundo todo para uma conferência da ONU. O evento é organizado pela Friendship Ambassadors Foundation e conta com apoio das Nações Unidas para promover a voz de jovens em diálogos internacionais. Para participar da próxima edição, entretanto, é preciso correr: as inscrições seguem abertas até 30 de maio.
Como tema central do evento, estão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel dos mais novos como agentes de mudança para promovê-los. Essa é a 22ª edição da assembleia e acontecerá entre os dias 9 e 13 de agosto, em Nova York.
Quem pode se inscrever
Jovens brasileiros, que tenham entre 21 e 28 anos de idade em agosto, o mês em que acontece a conferência da ONU, são elegíveis. Na lista de requisitos, estão ainda inglês intermediário e engajamento em projetos que busquem soluções para problemas do Brasil.
Como se candidatar à conferência da ONU
Há duas formas de se inscrever para participar da delegação brasileira: com bolsa e sem bolsa. Os interessados em obter apoio financeiro para participar da conferência da ONU devem preencher um formulário padrão, com dados pessoais.
Também é necessário submeter dois vídeos como parte da inscrição. O primeiro deve ser feito em língua inglesa e ter até dois minutos de duração, com detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional do jovem. Outro ponto que deve ser abordado, durante a gravação, é o interesse por um dos ODS.
Leia também: 4 passos para se tornar um líder de impacto, segundo a Fundação Obama
Como segunda parte, é preciso submeter outro vídeo, com duração de um minuto e em língua portuguesa, sobre “que mudança deseja para o Brasil em 2030”. Nesse caso, o participante deve ainda compartilhar o vídeo em alguma rede social, no modo público. Todos os documentos precisam ser enviados até a data limite, de 30 de maio – sendo que há mais duas fases de seleção.
Participação, sem bolsa
Outro caminho possível é se inscrever na conferência da ONU sem o auxílio financeiro. Os candidatos devem também preencher um formulário padrão, com detalhes sobre projetos, proficiência em inglês e interesse no evento. Além disso, precisa informar se tem condições de arcar com os custos da iniciativa e se pretende usar alternativas como financiamento coletivo. O prazo é dia 16 de junho.
Quais são os benefícios
Como benefício, os dois jovens escolhidos para o Programa de Bolsas Jovens na ONU recebem apoio financeiro completo. Estão cobertas despesas como locomoção, alimentação e a taxa de participação no evento.
Para saber mais sobre a iniciativa, basta acessar o site.