Como todos os meses, o Estudar Fora compilou as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas! Você vai encontrar a seguir as melhores oportunidades de bolsas de estudo para começar seu curso no exterior. Se você está em busca de uma bolsa de estudos com inscrições abertas, está no lugar certo!
As bolsas são voltadas para estudantes falantes de língua portuguesa do Brasil e de países, como Angola, Moçambique e Portugal. Confira a seguir as melhores oportunidades de outubro.
Há opções para graduação, mestrado e doutorado nos destinos mais procurados por quem deseja uma bolsa de estudos para estudar fora.
Confira!
- BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO E INTERCÂMBIO
– Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
– Bolsas de 50% para graduação e pós na Universidade Griffith, na Austrália
– Bolsas de até 100% para graduação e pós na Monash University, da Austrália
– Bolsas integrais para graduação na Universidade de Toronto, no Canadá
– Bolsas de graduação nos EUA, na Emory University
– Universidade de Boston oferece bolsas integrais para graduação
– Curso em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio
– Bolsa para graduação nos Estados Unidos, em Washington D.C.
– Inglaterra: Universidade Sheffield Hallam oferece bolsas de graduação e mestrado
– Bolsas para programa de imersão de 12 semanas na África do Sul ou Malásia para jovens de 17 a 21 anos - BOLSAS DE ESTUDO PARA PÓS-GRADUAÇÃO
– Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
– Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD
– Bolsas de 50% para graduação e pós na Universidade Griffith, na Austrália
– Bolsas de até 100% para graduação e pós na Monash University, da Austrália
– Bolsas de até 100% para pós na Universidade de Sydney
– Bolsas para estudar direitos humanos na Austrália, na Universidade de Melbourne
– 400 bolsas para PhD nas melhores universidades de Hong Kong
– Até 100 bolsas de estudo integrais para pós-graduação na Universidade de Stanford
– Harvard tem inscrições abertas para bolsas de pesquisa em todas as áreas
– Governo da Irlanda dá bolsas integrais para mestrado e doutorado no país
– Inglaterra: Universidade Sheffield Hallam oferece bolsas de graduação e mestrado
– Chevening: inscrições abertas para maior programa de bolsas do Reino Unido

Bolsas de estudo na Alemanha
Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
As bolsas SBW Berlin Scholarship, que oferecem financiamento integral para graduação e mestrado na Alemanha, estão com inscrições abertas. Para se inscrever, é preciso ter experiência profissional ou voluntária em ONG’s ou outras organizações sem fins lucrativos. São elegíveis cursos nas áreas científicas, sociais e artísticas, mas os estudos devem acontecer em uma universidade nas cidades de Berlim ou Potsdam. As inscrições ficam abertas o ano todo!
As bolsas são integrais, cobrindo todas as despesas relacionadas ao curso, incluindo taxas de matrícula, acomodação/alimentação e subsídio mensal. Após a conclusão dos estudos, é necessário que o aluno retorne ao seu país de origem. Durante o período da bolsa, os estudantes devem trabalhar em projetos sociais que, preferencialmente, possam ser continuados no país de origem.
Bolsas de estudo na Austrália
Bolsas de 50% para graduação e pós na Universidade Griffith, na Austrália
A australiana Universidade Griffith está com inscrições abertas para bolsas de estudo de 50% para estudantes internacionais que querem realizar a graduação ou pós-graduação no país. Os subsídios são distribuídos por mérito e se estendem durante todo o período dos cursos.
As bolsas de estudo fazem parte do programa Griffith Remarkable Scholarship, voltado para atrair estudantes internacionais com bons históricos escolares.
Os próximos prazos são:
- 16 de agosto de 2025 (para o trimestre que começa em 3 de novembro de 2025)
- 29 de novembro de 2025 (para o trimestre que começa em 2 de março de 2026)
Bolsas de até 100% para graduação e pós na Monash University, da Austrália
A australiana Universidade Monash está com inscrições abertas para bolsas de até 100% para cursos de graduação e pós-graduação. O programa é voltado para estudantes internacionais com potencial de liderança e que topem ser embaixadores da instituição durante o período de vigência das bolsas.
Os subsídios cobrem 100% dos custos das mensalidades dos cursos e são válidos para todos os programas de graduação e pós-graduação, com exceção das formações em medicina e MBA. Estudantes internacionais podem se inscrever na Monash University a qualquer momento durante o ano, pois não há um prazo fixo para inscrição na maioria dos cursos de graduação.
Bolsas de estudo no Canadá
Bolsas integrais para graduação na Universidade de Toronto, no Canadá
A Universidade de Toronto, no Canadá, está com inscrições abertas para o programa Lester B. Pearson de bolsas de estudo para estudantes internacionais. Os subsídios são integrais, cobrem 100% das mensalidades e incluem auxílio financeiro para moradia.
De acordo com o site da universidade, as bolsas Lester B. Pearson buscam “reconhecer estudantes que demonstrem histórico acadêmico excepcional, criatividade e vistos como lideranças em suas escolas”. Um dos principais critérios de seleção dos bolsistas leva em consideração a atuação do candidato na escola e comunidade de origem e que tenha gerado algum impacto positivo.
- Prazo de indicação da escola: 10 de outubro de 2025
- Prazo final para candidatura do aluno à universidade: 17 de outubro de 2025
- Prazo final para candidatura à bolsa de estudos: 7 de novembro de 2025.
Bolsas de estudo nos Estados Unidos
Bolsas de graduação nos EUA, na Emory University
A Emory University, que fica em Atlanta, na Geórgia, tem vários programas de bolsas para graduação. As bolsas visam apoiar estudantes internacionais que queiram começar a estudar lá a partir do segundo semestre de 2026, e suas inscrições vão até 15 de novembro. Saiba mais aqui.
O valor das bolsas varia de acordo com o programa para o qual o candidato é aprovado, mas a candidatura para todos eles é unificada. A Woodruff’s Dean’s Achievement Scholarship, por exemplo, oferece um valor de US$ 10.000, pago uma única vez. Já a Robert W. Woodruff Scholarship cobre integralmente os valores da anuidade da graduação, alimentação e moradia.
Além das bolsas de estudo, a universidade também permite que estudantes estrangeiros trabalhem até 20 horas semanais para gerar renda ou reduzir ainda mais o valor das anuidades. Mais informações sobre essas oportunidades podem ser vistas neste link.
Universidade de Boston oferece bolsas integrais para graduação
A centenária Universidade de Boston (BU) está oferecendo 20 bolsas de estudos integrais para alunos de dentro e fora dos Estados Unidos que desejam cursar um dos cursos de graduação da instituição. Estudantes internacionais podem participar de dois dos programas de bolsas oferecidos pela universidade, o Trustee Scholarship e a Presidential Scholarship.
A Trustee Scholarship é um programa que oferece isenção de 100% do custo da graduação na Universidade de Boston. Todos os programas de bolsas da instituição têm como critério principal o mérito acadêmico. De acordo com o site da universidade, “os Trustee Scholars devem ser intelectualmente e criativamente aventureiros”. Já o programa Presidential Scholarship oferece bolsas parciais de $ 25 mil. Confira mais informações sobre as bolsas Trustee neste link. Interessados devem se inscrever até o dia 1º de dezembro.
Curso em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio
A Universidade Yale oferece bolsas de necessidade financeira para estudantes do ensino médio que sejam aceitos para participar do programa Yale Young Global Scholars (YYGS), um curso de verão na universidade. As inscrições vão até 15 de outubro (Early Action) ou 7 de janeiro de 2026 (Regular Decision). Inscreva-se no site (disponível aqui).
O YYGS é um curso de duas semanas que reúne jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos como inovação, ciência e tecnologia, literatura, política e filosofia. O YYGS tem como objetivo “empoderar a próxima geração de líderes para construir uma comunidade global e desenvolver programas interdisciplinares que fomentem curiosidade intelectual, compreensão profunda e inspirem ações criativas”. As bolsas podem cobrir até 100% do valor, do programa incluindo a taxa de inscrição.
Bolsa para graduação nos Estados Unidos, em Washington D.C.
A American University Emerging Global Leader Scholarship está recebendo inscrições de estudantes internacionais que desejem fazer sua graduação nos Estados Unidos. A bolsa é voltada para estudantes com interesse em retornar ao país de origem e que sejam dedicados à mudança social. O prazo final para candidatura à bolsa é 15 de janeiro de 2026, mas a instituição recomenda que estudantes internacionais se candidatem até 1º de setembro.
O apoio financeiro cobre todos os custos de anuidade, incluindo alojamento e alimentação. Demais gastos com seguro saúde, passagens aéreas e despesas com visto são responsabilidade do estudante. A bolsa pode ser renovada pelos quatro anos do curso. Entretanto, a renovação está sujeita à manutenção de um bom desempenho acadêmico. Neste ano, a universidade também vai oferecer oito bolsas parciais de até 40 mil dólares por ano, o que representa mais ou menos metade da bolsa integral.
Bolsas de estudo no Reino Unido
Inglaterra: Universidade Sheffield Hallam oferece bolsas de graduação e mestrado
Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para bolsas Transform Together, da Universidade Sheffield Hallam. Localizada na Inglaterra, a instituição de ensino oferece desconto de 50% no valor da anuidade para cursos de graduação e pós-graduação. A instituição disponibiliza cursos em diversas áreas, incluindo design de games, engenharia, biologia molecular, arquitetura e design de produtos.
O programa vale para cursos que se iniciem em janeiro de 2026 e as bolsas são renováveis para cada ano da graduação, contanto que o estudante apresente bom desempenho. No caso dos cursos de mestrado com dois anos ou mais de duração, o desconto de 50% na anuidade só é oferecido para o primeiro ano.
Bolsas de estudo para vários destinos
Bolsas para programa de imersão de 12 semanas na África do Sul ou Malásia para jovens de 17 a 21 anos
O Take Action Lab é um programa internacional de imersão da organização Tilting Futures, voltado para jovens de 17 a 21 anos, já formados no ensino médio, que falam inglês e querem viver uma experiência transformadora antes da universidade ou no início da vida profissional. Durante 12 semanas, os participantes vivem, estudam e trabalham em outro país, desenvolvendo habilidades para agir de forma responsável e sustentável em causas sociais e ambientais. As inscrições para o programa estão abertas, e há possibilidade de auxílio financeiro que cobre todos os custos. Saiba mais aqui. É possível se candidatar para a turma de fevereiro de 2026 até 3 de outubro de 2025.
Você pode escolher entre dois focos:
-
Direitos Humanos – Cidade do Cabo, África do Sul: trabalhe com organizações voltadas à segurança alimentar, educação, direitos das mulheres, juventude e apoio a migrantes e refugiados.
-
Meio Ambiente e Sustentabilidade – Ilha de Penang, Malásia: atue com iniciativas de proteção à natureza, comunidades e práticas sustentáveis.

Bolsas de estudo na Alemanha
Bolsas integrais com auxílio financeiro para graduação e mestrado na Alemanha
As bolsas SBW Berlin Scholarship, que oferecem financiamento integral para graduação e mestrado na Alemanha, estão com inscrições abertas. Para se inscrever, é preciso ter experiência profissional ou voluntária em ONG’s ou outras organizações sem fins lucrativos. São elegíveis cursos nas áreas científicas, sociais e artísticas, mas os estudos devem acontecer em uma universidade nas cidades de Berlim ou Potsdam. As inscrições ficam abertas o ano todo!
As bolsas são integrais, cobrindo todas as despesas relacionadas ao curso, incluindo taxas de matrícula, acomodação/alimentação e subsídio mensal. Após a conclusão dos estudos, é necessário que o aluno retorne ao seu país de origem. Durante o período da bolsa, os estudantes devem trabalhar em projetos sociais que, preferencialmente, possam ser continuados no país de origem.
Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD
O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação na Alemanha em uma série de programas relacionados ao desenvolvimento econômico. As bolsas são parte do programa EPOS, criado com foco no aperfeiçoamento de profissionais de destaque de países em desenvolvimento. As datas limite de inscrições variam.
As bolsas do DAAD variam conforme o curso e nível de estudos. Em geral, oferecem um valor mensal e também cobrem passagens aéreas, seguro de saúde durante a estadia do candidato na Alemanha e um curso preparatório de língua alemã.
Bolsas de estudo na Austrália
Bolsas de 50% para graduação e pós na Universidade Griffith, na Austrália
A australiana Universidade Griffith está com inscrições abertas para bolsas de estudo de 50% para estudantes internacionais que querem realizar a graduação ou pós-graduação no país. Os subsídios são distribuídos por mérito e se estendem durante todo o período dos cursos.
As bolsas de estudo fazem parte do programa Griffith Remarkable Scholarship, voltado para atrair estudantes internacionais com bons históricos escolares.
Os próximos prazos são:
- 16 de agosto de 2025 (para o trimestre que começa em 3 de novembro de 2025)
- 29 de novembro de 2025 (para o trimestre que começa em 2 de março de 2026)
Bolsas de até 100% para graduação e pós na Monash University, da Austrália
A australiana Universidade Monash está com inscrições abertas para bolsas de até 100% para cursos de graduação e pós-graduação. O programa é voltado para estudantes internacionais com potencial de liderança e que topem ser embaixadores da instituição durante o período de vigência das bolsas.
Os subsídios cobrem 100% dos custos das mensalidades dos cursos e são válidos para todos os programas de graduação e pós-graduação, com exceção das formações em medicina e MBA. Estudantes internacionais podem se inscrever na Monash University a qualquer momento durante o ano, pois não há um prazo fixo para inscrição na maioria dos cursos de graduação.
Bolsas de até 100% para pós na Universidade de Sydney
A Universidade de Sydney, classificada como a 3ª melhor da Austrália e entre as 50 melhores do mundo segundo o QS Ranking, oferece diversas bolsas de estudo integrais para estudantes internacionais de pós-graduação em pesquisa. A instituição é referência nas áreas de Artes, Ciências Sociais, Arquitetura, Design e Planejamento, Negócios, Educação e Trabalho Social, Engenharia e Ciência da Computação, Direito, Medicina e Saúde, Música e Ciências.
Para quem deseja iniciar o programa de pesquisa nos períodos 1 e 2 de 2026, o prazo para envio da candidatura à bolsa é 12 de setembro de 2025, com os resultados sendo divulgados entre 21 de novembro e 2 de dezembro de 2025. Já para início nos períodos 3 e 4 de 2026, o prazo final para inscrição é 19 de dezembro de 2025, e os resultados estão previstos para serem divulgados entre fevereiro e março de 2026.
Bolsas para estudar direitos humanos na Austrália, na Universidade de Melbourne
A Universidade de Melbourne abriu as inscrições para o seu programa Human Rights Scholarship. É um programa de bolsas para estudar direitos humanos na Austrália, no mestrado ou doutorado, por até dois anos (no mestrado) ou três anos e meio (no doutorado). As inscrições vão até 31 de outubro!
Além do curso, os beneficiados pela bolsa integral também ganharão um valor anual de 43 mil dólares australianos para ajudar a se manter no país durante seus estudos. Além disso, há um auxílio-instalação de 3 mil dólares australianos para estudantes estrangeiros, para ajudar durante a sua chegada na Austrália. As bolsas para estudar direitos humanos na Austrália também incluem seguro-saúde.
Bolsas de estudo na China
400 bolsas para PhD nas melhores universidades de Hong Kong
Com o objetivo de atrair talentos globais para realizar seu PhD em Hong Kong, o Hong Kong PhD Fellowship Scheme (HKPFS) oferecerá 400 bolsas em sua edição de 2026/27. As inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro.
A bolsa, que cobre os três anos de estudo e pesquisa, oferece um auxílio anual de 340.800 HKS – aproximadamente 43.690 dólares – além de um fundo para pesquisa de 14.200 HKS (ou 1.820 dólares) que pode ser usado para viagens, participação em conferências ou outras atividades relacionadas ao seu projeto.
Bolsas de estudo nos Estados Unidos
Até 100 bolsas de estudo integrais para pós-graduação na Universidade de Stanford
A Universidade de Stanford está com inscrições abertas para a Knight-hennessy Scholars, até 100 bolsas de estudo integrais para estudantes de pós-graduação. Além dos subsídios para o curso, os alunos selecionados podem experimentar a plataforma King Global Leadership, que oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal com monitoria, feedback e contato com uma comunidade de lideranças.
As bolsas de estudo incluem subsídios para os três anos letivos dos programas de pós-graduação de Stanford, além de auxílio moradia. O objetivo da Knight-Hennessy Scholars é desenvolver habilidades de liderança e comunicação através de disciplinas que trabalham meios de criar “soluções criativas em escala para desafios complexos”. Estudantes interessados em concorrer devem se inscrever até o dia 8 de outubro.
Harvard tem inscrições abertas para bolsas de pesquisa em todas as áreas
A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, está com inscrições abertas para a seleção dos próximos 50 bolsistas do Instituto de Estudos Avançados Radclife (Radcliffe Institute for Advanced Study). O Instituto oferece bolsas para pesquisa em Harvard no valor de até US$ 78.000 para que profissionais das mais diferentes áreas (ciências humanas e sociais, exatas e artes) desenvolvam projetos de pesquisa. As inscrições vão até 11 de setembro (para artes e humanas) ou 30 de setembro (para áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
O valor é para que os bolsistas trabalhem em um projeto durante um ano acadêmico. Além desse montante, eles também podem receber fundos adicionais para financiar sua moradia na região de Boston. Há também um valor adicional de U$ 5 mil para cobrir despesas relacionadas ao projeto.
Bolsas de estudo na Irlanda
Governo da Irlanda dá bolsas integrais para mestrado e doutorado no país
Sonha em estudar na Irlanda? Estão abertas até 23 de outubro as inscrições para o programa Government of Ireland Postgraduate Scholarship Program. As bolsas do governo da Irlanda são uma iniciativa do ministério de educação do país.
O programa oferece a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa no país, acompanhado de um supervisor, na área de interesse do selecionado. Candidatos de todas as áreas são elegíveis. As bolsas têm duração de um ou dois anos para mestrado, e três ou quatro anos para doutorado.
O valor máximo da bolsa é de 34 mil euros por ano. Esse valor inclui 25 mil euros para manutenção no país e até 5.750 euros para os valores da anuidade do curso. Os selecionados também podem solicitar um valor de até 4 mil euros para seu projeto de pesquisa.
Bolsas de estudo no Reino Unido
Inglaterra: Universidade Sheffield Hallam oferece bolsas de graduação e mestrado
Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para bolsas Transform Together, da Universidade Sheffield Hallam. Localizada na Inglaterra, a instituição de ensino oferece desconto de 50% no valor da anuidade para cursos de graduação e pós-graduação. A instituição disponibiliza cursos em diversas áreas, incluindo design de games, engenharia, biologia molecular, arquitetura e design de produtos.
O programa vale para cursos que se iniciem em janeiro de 2026 e as bolsas são renováveis para cada ano da graduação, contanto que o estudante apresente bom desempenho. No caso dos cursos de mestrado com dois anos ou mais de duração, o desconto de 50% na anuidade só é oferecido para o primeiro ano.
Chevening: inscrições abertas para maior programa de bolsas do Reino Unido
O Chevening Scholarships, iniciativa que concede bolsas de estudo no Reino Unido para alunos de diversos países (incluindo o Brasil), está com inscrições abertas. As bolsas são para programas de mestrado com um ano de duração em universidades do Reino Unido. As aulas têm início previsto para setembro/outubro de 2026.
As bolsas Chevening cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal em dinheiro para as despesas pessoais do aluno. Elas também incluem o valor de emissão do visto para o Reino Unido, um auxílio financeiro para instalação no país e uma quantia para viajar pelo Reino Unido e comparecer aos eventos Chevening. As inscrições vão até 7 de outubro. O resultado final será divulgado a partir de junho de 2026.