O Marketing é, em linhas gerais, uma estratégia de mercado que concentra uma série de fundamentos e táticas comunicacionais. No Brasil, normalmente os cursos de formação acadêmica na área fazem parte dos programas de Comunicação, sendo que os estudos de Marketing se situam no bojo da Publicidade e da Propaganda. Já no exterior, é comum que o ensino ocorra nas escolas de negócios das universidades.
Por ter um caráter interdisciplinar, torna-se complexo estabelecer um critério de avaliação para os cursos de Marketing, sendo necessário combinar rankings tanto de Negócios quanto de Comunicação. Por esse motivo, o Estudar Fora se baseou em listas como o ranking QS 2022 sobre as melhores instituições de Comunicação e Mídia, mas também no da Quacquarelli Symonds do mesmo ano sobre Negócios e Gestão, além do ranking das escolas de negócios do US News.
Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas
1. Universidade de Amsterdam
Quando o assunto é Comunicação, a Universidade de Amsterdam se destaca por ser a única na Holanda a ter uma escola de pós-graduação no segmento. A instituição fundada no século 17 lidera o ranking QS mais recente sobre o gênero, destacando-se em cursos de estudos de mídia, mestrados e oportunidades de pesquisa com abordagem voltada para globalização e, inclusive, tecnologia.
Apesar do protagonismo na área, o departamento de Marketing da universidade faz parte da Amsterdam Business School. Seu corpo docente é composto por mais de 40 especialistas em negócios internacionais, que supervisionam e dirigem uma variedade de programas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Segundo a instituição holandesa, o departamento de Marketing está em franco crescimento. As pesquisas associadas “promovem uma troca constante entre teoria e prática para melhor equipar os executivos com informações necessárias para explorar o efeito de seus organizações têm sobre os stakeholders internos e externos”.
Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior
2. Stanford University
A universidade estadunidense conhecida como “mãe” de empresas como Google e Nike tem no empreendedorismo e na inovação seus maiores destaques. Stanford se destaca em rankings que mapeiam o nível de ensino em diferentes áreas, principalmente na de negócios, que abarca os estudos em Marketing.
Os cursos no segmento são projetados para demonstrar os alunos insights como branding, política de preços, desenvolvimento de novos produtos, publicidade e comunicação, além de canais de distribuição e pesquisa de Marketing. O corpo docente abraça tradições de pesquisa baseadas em tomada de decisão comportamental, economia e organização industrial, estatística e ciência da gestão.
3. Universidade do Sul da Califórnia
A instituição estadunidense está entre as que mais recebem estudantes internacionais e é referência em estudos de Comunicação, principalmente em Cinema, uma vez que formou nomes como George Lucas (diretor de Star Wars) e Kevin Feige, (presidente da Marvel Studios). Os programas em Marketing, entretanto, fazem parte da USC Marshall School of Business, a escola de negócios da universidade. O foco dos cursos – com destaque para o mestrado – é o desenvolvimento de liderança por meio da aquisição de habilidades de gerência.
O currículo da USC Marshall enfatiza o aprendizado experimental, que une empreendedorismo e pensamento crítico. Os alunos do programa de mestrado em Marketing se envolvem em projetos práticos de suas áreas de interesse, tais como entretenimento esportivo, luxo e estilo de vida, tecnologia, assistência médica e startups.
4. London School of Economics
A universidade britânica fundada em 1895 se transformou em uma das principais instituições de ensino em ciências sociais do mundo. Na London School of Economics and Political Science (LSE), que se destaca nas listas das melhores instituições de ensino superior em Comunicação, os fundamentos do Marketing são ensinados a partir de uma perspectiva econômica e psicológica, com estudos de caso do mundo real, incluindo Land Rover, Starbucks e Atlantic Computers. A ideia é transmitir noções de como a área se cruza com outras funções de negócios para criar valor a clientes e acionistas.
O programa de mestrado em Marketing da LSE é o principal destaque entre os cursos do segmento, já que oferece uma abordagem baseada em pesquisa de ponta e análise de dados para embasar campanhas publicitárias.