Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o programa ENREM (Environment and Resources Management, pela sigla em inglês), o mestrado em gestão ambiental apoiado pelo DAAD.
A formação foca desafios da América Latina e permite que os estudantes tenham aulas em até três países – no México, na Alemanha e em outro país latino-americano de interesse para o desenvolvimento da tese.
Como funciona o mestrado em gestão ambiental
Os alunos começam o curso estudando por um ano na Universidade Autônoma de San Luís Potosí, no México. Já no terceiro semestre, mudam-se para Colônia, na Alemanha, na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia.
Leia mais: Brasileira conta como conseguiu bolsa integral na Alemanha – e sem falar alemão
Já no quarto e último semestre, chega o momento de os alunos escolherem seu próximo destino, que pode ser a Alemanha, o México ou o país onde tenham interesse de desenvolver a dissertação.
Durante o mestrado em gestão ambiental, os estudantes aprendem conceitos mais aprofundados em áreas como Ecologia e Economia Ecológica. Há também estudos de caso, bem como projetos práticos planejados e executados em grupo.
Como se candidatar ao mestrado em gestão ambiental
Para se inscrever, é necessário ter graduação em área relacionada e comprovação de proficiência em inglês e em espanhol. Também conta pontos ter, ao menos, conhecimento básico em alemão.
O candidato ideal deve ter ótimo desempenho acadêmico, experiência profissional mínima de dois anos e ter também interesse em um ambiente multicultural.
Leia mais: Você é mesmo fluente? Avalie sua proficiência em idiomas estrangeiros
Durante o processo seletivo, é necessário encaminhar um formulário completo, que descreve desde informações básicas do candidato até suas experiências profissionais e atividades extracurriculares. Também são exigidos documentos como carta de motivação, duas cartas de recomendação, diploma e currículo.
Todos os documentos devem ser enviados, em formato zip, para o e-mail da universidade alemã e para a instituição mexicana.
Entre os benefícios oferecidos pelo programa, estão as despesas para manutenção nos dois países (no valor de 750 euros mensais), bem como passagens aéreas, seguro-saúde e isenção de taxas acadêmicas.
Para saber mais detalhes sobre o mestrado em gestão ambiental, basta acessar o site oficial.