O programa Global-MINDS, do Erasmus Mundus, está com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2018. O mestrado em psicologia na Europa reúne temas em discussão como diversidade e inclusão, aspectos culturais e comportamento humano.
Como funciona o mestrado em psicologia na Europa
Com duração de dois anos, o Global-MINDS (em inglês, European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society) permite que os alunos estudem em cinco universidades parceiras. No primeiro semestre do curso, o estudante faz aulas no Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, ou opta pelos estudos na Polônia, na Universidade de Ciências Sociais e Humanidades, em Varsóvia.
Leia mais: Bolsista do programa Erasmus Mundus dá dicas sobre o processo seletivo
Já no segundo semestre, há três opções possíveis. A primeira delas é embarcar para a Universidade de Oslo, na Noruega, para fazer um semestre do mestrado em psicologia oferecido na instituição. Como segunda opção, há o curso na KU University, instituição de ensino na Turquia e, como terceira via, a Universidade de Limerick, na Irlanda, voltada à psicologia social.
Concluído o primeiro ano do curso, dividido em dois países, é a vez de o aluno escolher o próximo passo, no terceiro semestre. Nesse caso, o estudante deve realizar um estágio em uma organização associada às universidades participantes do programa de mestrado em psicologia na Europa. Por fim, o quarto semestre serve para que o aluno faça a dissertação em qualquer uma das instituições vinculadas ao Global-MINDS.
Como se candidatar ao mestrado em psicologia na Europa
Para se candidatar, é necessário preencher a application online do Global-MINDS. Entre os documentos exigidos, estão histórico acadêmico, currículo no formato Europass, duas cartas de recomendação (que seguem um modelo específico) e comprovação da proficiência em inglês (por testes como TOEFL e IELTS).
Já na application, é necessário sinalizar as universidades escolhidas pelo aluno, dado que são várias as possibilidades de mobilidade. Como o programa de mestrado em psicologia na Europa encaixa-se nos Erasmus Mundus Joint Master Degrees, do Erasmus+, é necessário submeter a candidatura às bolsas disponíveis como estudante de “Partner Country”.
Quais os benefícios da bolsa
Há duas opções de candidatura para o programa: com ou sem a bolsa do Erasmus Mundus. Para cobrir os gastos do aluno, a apoio financeiro inclui uma ajuda de custo mensal de mil euros, além de auxílio-viagem de três mil euros. Os benefícios cobrem ainda os gastos com taxas universitárias e um valor de mil euros para instalação no país de destino.
Caso o aluno opte por arcar com as despesas do mestrado em psicologia na Europa, deve comprovar que terá recursos suficientes para isso. No site do Global-MINDS, é possível consultar estimativas de gastos para cada cidade.
Para obter mais informações sobre o mestrado em psicologia na Europa, basta acessar o site do Global-MINDS.