Com 23 anos e uma formação em Biologia pela USP, Henrique Barbosa agora se prepara para o mestrado em Environmental Management na prestigiosa Universidade Yale, nos Estados Unidos — com uma bolsa full tuition, que cobre integralmente os custos do programa.
Nascido em São Bernardo do Campo (SP), ele sempre teve interesse pelas ciências biológicas, mas não necessariamente pela possibilidade de estudar no exterior. “Eu nunca achei que estudar fora era algo viável para mim. Parecia coisa de filme, um outro mundo”, conta. A virada veio já no fim da graduação, quando começou a amadurecer seu interesse por sustentabilidade e buscou experiências profissionais fora do meio acadêmico.
O caminho até Yale
Durante a faculdade, Henrique aproveitou tudo o que a universidade podia oferecer: participou de projetos de extensão, organizou eventos científicos e realizou iniciação científica. Ao mesmo tempo, começou a explorar outras possibilidades de atuação e passou a estagiar na Bayer. Lá, foi efetivado como analista de sustentabilidade após se formar — um passo decisivo que o levou a perceber que queria mesmo era atuar com meio ambiente em escala global.
Leia também: GRE: tudo sobre o exame de admissão ao mestrado
Foi nesse momento de transição que ele conheceu o Prep Pós-Graduação, programa gratuito da Fundação Estudar que prepara brasileiros de diferentes origens para fazer uma pós-graduação no exterior. Entrou para o Prep ainda durante a graduação, em 2023, mas rapidamente percebeu que ainda não estava pronto para iniciar seu processo de candidatura. “O curso me ajudou muito a entender isso. Eu ainda precisava amadurecer profissionalmente”, lembra.
No ano seguinte, já mais certo de seus objetivos, ele refez o Prep e mergulhou de cabeça no processo de candidatura. Com a ajuda do programa, aprendeu cada etapa da application — desde escolher os cursos certos até organizar toda a documentação, redigir as essays e se preparar para o TOEFL. “Eu não sabia nada sobre esse processo. O Prep me deu clareza e confiança. Até as dúvidas mais básicas, como quais provas fazer, foram respondidas ali”, conta.
Henrique se candidatou para quatro universidades norte-americanas: Yale, Columbia, Duke e University of Pennsylvania — e foi aprovado em todas. “Yale era a minha primeira escolha desde o início. Foi o programa que mais me encantou, e também onde recebi a melhor bolsa”, diz.
Leia também: MBA, M.Sc, Ph.D, LL.M, B.Sc… Saiba o que significam todas essas siglas
Até agosto de 2025, quando o programa começa, ele segue se preparando para a mudança. Já está cuidando do visto, organizando documentos e planejando a chegada aos EUA. A expectativa é alta para começar o curso que une sua formação como biólogo com a vontade de atuar na gestão ambiental. “Quero desenvolver soluções sustentáveis com impacto real. Percebi que não queria ficar apenas no laboratório, porque também tenho esse potencial de atuar em uma escala maior”, explica. Ele acredita que a formação em Yale vai ajudá-lo a compreender e solucionar alguns dos principais desafios de sustentabilidade do Brasil, especialmente nas áreas de agricultura e alimentação.
Se você sonha em fazer uma pós-graduação no exterior, mas ainda acha que esse caminho não é para você — como o Henrique também pensava no começo — conheça o Prep Pós-Graduação e descubra até onde você pode chegar. O curso é totalmente gratuito!
Última oportunidade para conquistar sua bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!