Home » Vida de Estudante » Mudança e progressão de carreira são os principais motivos para a procura por pós-graduação

Mudança e progressão de carreira são os principais motivos para a procura por pós-graduação

Questões relacionadas a melhoria ou mudança de carreira estão entre os principais motivos para estudantes embarcarem em um programa de pós-graduação. Os dados foram levantados por uma pesquisa realizada pela Niche, empresa educacional norte-americana, com 6.348 pessoas que estão procurando por cursos de pós. A pandemia de coronavírus também tornou mais desafiadora a capacidade de se preparar e pagar por uma formação complementar.

A principal preocupação entre os entrevistados foi relacionada ao poder aquisitivo: 84% afirmou estar preocupado se poderá ou não pagar o curso escolhido. Ao todo, 51% declarou estar menos confiante na decisão de seguir um programa, enquanto 73% afirma que a preparação acadêmica está mais desafiadora devido à COVID-19. Paralelamente, os participantes se mostraram seguros em relação às oportunidades de encontrar empregos após a formação.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Para 37% dos pesquisados, a reputação e a conscientização do curso escolhido importa mais do que a reputação da universidade. Este segundo fator é mais importante para apenas 4% dos participantes. Além disso, a pesquisa apontou que os que têm como foco a mudança de carreira tendem a procurar por cursos de MBA ou relacionados a negócios e direito.

Demanda por aulas presenciais

O desejo por retornar para aulas totalmente presenciais se destacou. Ao todo, 80% dos entrevistados consideram cursar programas presenciais, 70% cogitam cursos híbridos enquanto 62% topariam o modelo online. Entre os que consideram aulas a distância, metade afirma preferir que as aulas sejam oferecidas por uma instituição com presença física – apenas 22% prefere instituições totalmente online.

Leia também: 900 bolsas integrais para curso de MBA com certificado na London School of Economics

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi conduzida nos Estados Unidos e contou com pessoas vindas de mais de 11 países, sendo a maioria nascida nos EUA. Um terço dos entrevistados começou a procurar por uma formação complementar após concluir a graduação, já 21% o fez durante o último e 30% antes do último ano. Cerca de 16% começou a pesquisa pela pós-graduação antes mesmo de entrar na graduação.

Os entrevistados eram formados em diversas áreas do conhecimento: setor de saúde, ciências sociais, educação, negócios, MBA, engenharia, ciências da computação, ciências naturais, enfermagem, medicina, direito, artes, ciência de dados, psicologia, serviço social, arquitetura, entre outros. Informações detalhadas sobre os resultados da pesquisa no link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo