Todos os anos, milhares de candidatos esperam de três a quatro meses para que os resultados de seus applications estejam disponíveis, e muitos se desanimam ao perceber que foram rejeitados pelas universidades dos seus sonhos. Lidar com uma reprovação nunca é uma tarefa fácil, mas há diversas maneiras de superar a frustração e seguir em frente. Veja três dicas do portal U.S. News and World Report:
1. Vá com determinação para a escola que era a sua segunda opção
As razões pelas quais um candidato sonha com sua primeira opção de universidade muito provavelmente não são características exclusivas de uma única escola, e muitos desses aspectos podem ser compartilhados com as outras opções da college list, a lista das instituições nas quais o estudante tentou entrar. Portanto, é importante que a rejeição de uma escola não o impeça de aproveitar ao máximo a experiência universitária — mesmo que em uma instituição diferente da sua dream school.
2. Dê o seu melhor numa tentativa de transferência
Alguns alunos podem achar insatisfatória a experiência universitária em escolas diferentes de suas primeiras opções. Nesse caso, é possível considerar um pedido de transferência. Já pensou nesta possibilidade?
3. Tire um gap year
Tirar um ano de “folga” antes de novamente tentar ser aceito em uma mesma escola pode ser uma excelente opção, desde que o estudante saiba aproveitar bem esse tempo livre. A orientação é fazer cursos de curta duração, melhorar a proficiência no idioma do país de destino e se envolver em atividades extra-currriculares que possam tornar o seu perfil mais atrativo, fazendo-o se destacar na próxima tentativa de application.
Leia também:
Por que escolher uma Liberal Arts College? Saiba quais são as vantagens!
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Williams College desbanca Harvard e Stanford em ranking 2014 da Forbes