Home » Educação » O que é e onde estudar neuromarketing no exterior

O que é e onde estudar neuromarketing no exterior

Modelo de um cérebro humano

O que faz um consumidor estar disposto a pagar por determinado produto ou serviço? Quanto é possível cobrar a partir da análise dos fenômenos por trás de uma compra? Estas são algumas perguntas que um campo de estudo específico busca responder: o neuromarketing. O termo surgiu nos anos 1990, a partir das pesquisas de Gerry Zaltman, professor emérito da Harvard Business School.

Como o próprio nome sugere, o segmento une conhecimentos do marketing e da neurociência para fazer um mapeamento profundo do comportamento do consumidor. O objetivo é aplicar estratégias baseadas nas reações do cérebro humano a determinados estímulos, para obter benefícios nos negócios, como melhorar a tomada de decisões e a experiência do consumidor. 

O neuromarketing tem se popularizado principalmente em instituições da Europa, em cursos de pós-graduação. Neste post, selecionamos algumas opções. Confira!

Mestrado em neuromarketing em Barcelona

Uma das opções de cursos mais conhecida para estudar o assunto no exterior é o programa de mestrado em neuromarketing da UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), na Espanha, ministrado em espanhol e inglês. A modalidade ensina técnicas de pesquisa aplicadas aos negócios, com foco em comunicação, com uma grade curricular que envolve disciplinas como Publicidade e Informação, Neurociência e Ciência Médica. 

Leia também: Onde estudar psicologia no exterior

O mestrado é semipresencial, sendo que os quatro meses iniciais são cursados na Faculdade de Comunicação (que fica no campus Bellaterra, da UAB) e o restante do tempo é cursado à distância. Já o application é totalmente online. O valor total gira em torno de 7.700 euros.

Neuromarketing e neurociência do consumo online na Universidade de Coimbra

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal, oferece o Programa Avançado em Neuromarketing e Neurociência do Consumo. Trata-se de um curso de especialização, de 120 horas. Foi pensado, conforme sua própria descrição, para “expandir a mente e provocar o pensamento crítico dos participantes” por meio da apresentação de tendências, conceitos, tecnologias e cenários que fazem parte do neuromarketing. 

O curso tem ênfase nas plataformas e tecnologias de biometria e neurociência, principalmente aplicadas aos campos de marketing e gestão. As aulas visam atender aos participantes que tenham atuação nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumo, Publicidade, Design e afins. Ou, ainda, pessoas que apenas estejam interessadas em aprender mais sobre Neuromarketing e todos os aspectos que envolvem a temática. É online e custa 1.100 euros.

Mestrado em neuromarketing na OBS Business School

A OBS Business School nasceu em 2006 como a primeira escola de negócios nascida online em espanhol do mundo, oferecendo MBAs e mestrados com foco em liderança. Com mais de 36 mil ex-alunos formados, oriundos de 80 países, tem um sistema pedagógico que enfatiza o potencial empresarial do aluno. O ensino é combinado entre duas escolas especializadas: a de Negócios e Administração, e a Escola de Liderança, Inovação, Tecnologia e Gestão.

Leia também: Quais são as universidades com os melhores cursos de Marketing do mundo

O programa de mestrado em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor da OBS  fornece técnicas e ferramentas aos profissionais de marketing para analisar e conhecer o fundo do comportamento do consumidor por meio das neurociências. O curso (que é oferecido em parceria com a Universidade de Barcelona) tem duração de um ano, é ministrado em espanhol e na modalidade online. Custa 7.500 euros. 

Mestrado em neuromarketing na Grécia

Entendendo o neuromarketing como um campo complexo e multidisciplinar que requer conhecimento nas áreas de ciências do cérebro e neurociência, o programa de mestrado da CITY COLLEGE University of York oferece treinamento teórico e prático, voltado à tecnologia. A ideia é que, após a formação, os alunos sejam capazes de realizar experimentos neurocientíficos a fim de desenvolver estratégias de marketing eficazes. Durante o curso, os mestrandos terão uma compreensão prática das principais funções do cérebro e do corpo relevantes para o marketing e, especialmente, para a teoria e prática da persuasão. 

O programa é ministrado em inglês e tem duração de um ano na modalidade full time, ou dois anos no formato part time. As aulas ocorrem na cidade grega de Tessalônica.

Últimos dias para conquistar sua bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Pular para o conteúdo