Nos EUA, a tradição dos commencement speeches, ou discursos de formatura, é muito forte. Em grandes universidades, as campanhas para obter oradores cobiçados podem levar anos e envolver muita gente.
Barack Obama, por exemplo, certa vez discursou enquanto presidente em uma universidade e se divertiu contando que tinha sido finalmente convencido quando uma avó de um formando lhe escreveu.
O esforço feito pelo orador perfeito – que pode ser uma empresária como Sheryl Sandberg, uma escritora como JK Rowling, um diretor como Steven Spielberg ou uma primeira-dama como Michelle Obama – é compensado quando ele sobe ao pódio e oferece dicas e conselhos para o futuro.
De tantos bons discursos ao longo dos anos, a temporada de formaturas nos EUA, entre julho e julho, começou a ser aguardada por todo tipo de pessoa.
Na temporada de 2017, três discursos se destacaram: Tim Cook, CEO da Apple, falou aos alunos do Massachussetts Institute of Technology; Oprah Winfrey, às formandas da Agnes Scott College; e Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, na Harvard University.
Confira uma versão traduzida de cada um deles nos links abaixo!
Inscreva-se no curso por e-mail: 5 Reflexões Essenciais Antes de Decidir Sua Carreira
A pergunta mais importante da sua vida, segundo Tim Cook
Em discurso para formandos do MIT, o CEO da Apple fala sobre sua própria busca por propósito e como o encontrou na missão da companhia; “Como posso servir a humanidade? Essa é a pergunta mais importante da vida”, afirma. Leia aqui
“Você não precisa saber todos os passos, apenas qual é o próximo”, diz Oprah Winfrey
Em discurso de formatura na Agnes Scott College, Oprah Winfrey explica o que considera um legado e como viver uma “vida de substância”. Leia aqui
“Estou aqui para dizer que só encontrar seu propósito não basta”: leia o discurso de Mark Zuckerberg em Harvard
Com um discurso abrangente, que abarca propósito individual e futuro do trabalho, o CEO do Facebook oferece três maneiras para tornar o mundo melhor. Leia aqui