O SAT, sigla do teste que antes era conhecido como Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), é um dos exames mais comuns que as universidades estadunidenses utilizam em seus processos de admissão para graduação. Saiba mais sobre o teste abaixo!
Administrado pelo College Board, o teste é aplicado em escala nacional e pode ser entendido como uma espécie de ENEM. Isso porque ele funciona como um exame unificado, aceito em todas as instituições e tornando-se parte do processo de admissão.
O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através de três áreas: Reading and Writing (leitura e escrita) e Math (matemática). Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos. Somadas, as duas pontuações mostram a nota final, que pode ser no máximo 1600. Uma pontuação média no exame é de 1050.
Como funciona o SAT?
O tempo total do teste, que é totalmente digital, é de 2 horas e 14 minutos. Veja abaixo como esse tempo é dividido:
Reading and Writing – 64 minutos
2 módulos de 32 minutos – 54 questões
Mathematics – 70 minutos
2 módulos de 35 minutos – 44 questões
Desde 2021, o SAT não oferece mais a possibilidade de fazer uma redação opcional
Cálculo da nota da prova
Cada seção da prova conta entre 200 e 800 pontos. O seu resultado final na prova pode variar entre 400 e 1.600 pontos. As questões estão distribuídas entre os níveis fácil, médio e difícil, sendo que cada questão possui o mesmo peso de pontos, independente da dificuldade. Não há problema em chutar alguma questão.
Avaliar se um candidato foi “bem” ou “mal” nessa prova depende muito das universidades em que ele pretende se candidatar. Assim como no ENEM, não existe “não passar” nesse exame, o que existe é ir mal e tirar uma nota baixa, o que pode atrapalhar a sua candidatura.
Abaixo, listamos as notas médias do SAT de candidatos aprovados em algumas das melhores universidades do mundo. É importante sempre lembrar que o processo de admissão é holístico, e você terá várias outras formas de mostrar o seu potencial e quem você é em seu application. E as notas abaixo representam uma média: você ainda tem chances mesmo que fique abaixo delas! Confira:
- Harvard: 730 a 790 no Reading and Writing, 730 a 800 em Mathematics;
- MIT: 720 a 770 no Reading and Writing, 770 a 800 em Mathematics;
- Stanford: 690 a 770 no Reading and Writing, 700 a 770 em Mathematics;
- Caltech: 750 a 790 no Reading and Writing, 780 a 800 em Mathematics;
- University of Chicago: 730 a 780 no Reading and Writing, 750 a 800 em Mathematics;
Como realizar o SAT no Brasil
Para realizar o SAT, é necessário se inscrever por meio do site do College Board. Na página, é possível ver os centros de aplicação do exame no Brasil, bem como as próximas datas de realização. Atualmente, no Brasil, a prova é aplicada cerca de sete vezes ao ano em centros oficiais em todas as regiões.
É importante notar que a inscrição no SAT exige o pagamento de uma taxa. Atualmente, o valor fica em torno de US$ 110. O pagamento deve ser feito no fim do processo de inscrição e pode ser feito com cartão de crédito ou sistemas como PayPal.
O site do College Board disponibiliza diversos recursos para quem quer estudar o para o SAT, incluindo simulados, cursos e planos de estudos.
Resumindo:
O SAT é um dos exames escolares mais comuns dos EUA, cuja nota é usada para admissão em universidades. Com frequência, as universidades pedem que estudantes estrangeiros realizem o teste como parte da candidatura.
A prova tem duração total de 2 horas e 14 minutos, e é dividida em duas partes: Reading and Writing (leitura e escrita) e Math (matemática)
Cada parte da prova conta entre 200 e 800 pontos. O seu resultado final na prova pode variar entre 400 e 1.600 pontos. As questões estão distribuídas entre os níveis fácil, médio e difícil, sendo que cada questão possui o mesmo peso de pontos, independente da dificuldade.
Avaliar se um candidato foi “bem” ou “mal” nessa prova depende muito das universidades em que ele pretende se candidatar. Assim como no ENEM, não existe “não passar” nesse exame; o que existe é ir mal e tirar uma nota baixa, o que pode atrapalhar a sua candidatura.
Atualmente, o valor fica em torno de US$ 110. O pagamento deve ser feito no fim do processo de inscrição e pode ser feito com cartão de crédito ou sistemas como PayPal.
Na página do College Board, é possível ver os centros de aplicação do exame no Brasil, bem como as próximas datas de realização. Atualmente, no Brasil, a prova é aplicada cerca de sete vezes ao ano em centros oficiais em todas as regiões