//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararPerfil estratégico para estudar fora: entenda em poucos passos

Perfil estratégico para estudar fora: entenda em poucos passos

Redação do Estudar Fora - 12/07/2024
Comentários:

Por Lorena Ottoni, estudante do Prep Program 2024

O processo de application para faculdades nos Estados Unidos é composto por vários aspectos que dão profundidade à sua história e perfil. Dentre eles, existem as chamadas extracurriculares e honors, que são adquiridas ao longo do seu Ensino Médio, incluindo o nono ano, pois nos Estados Unidos são considerados 4 anos.

As extracurriculares são todas as atividades que você fez fora da escola, sejam elas responsabilidades familiares, projetos voluntários, competições, olimpíadas e hobbies. Além disso, podem ser incluídas ações feitas fora da sala de aula, como um clube de debates na sua escola.

Já as honors são prêmios e reconhecimentos acadêmicos que você ganhou ao longo das suas atividades. Um exemplo bem memorável são as famosas medalhas de olimpíadas de matemática. Porém, também são reconhecidos como prêmios menções honrosas em debates e simulações da ONU.

O que seria um perfil estratégico? Eu te respondo: é uma combinação das suas extracurriculares e honors que complementa a sua história e contexto. Mas como vou saber se meu perfil está estratégico? Reúna todas as atividades já feitas ao longo do seu Ensino Médio e analise se estão alinhadas com o curso que pretende fazer na faculdade.

Olhando as suas atividades, é possível ver qual curso ou história te motiva a aplicar para faculdades no exterior? Se sim, você está no caminho certo!

Em seguida, analise a importância das suas atividades para a sua comunidade, o quanto elas impactam as pessoas à sua volta? Quantos absorventes você arrecadou? Para quantos alunos você deu aula? Por quanto tempo você preparou o material das aulas que deu? Quantifique todas as suas atividades tanto em horas quanto em pessoas impactadas.

Terminamos a análise do seu perfil! Agora questione o que a sua lista de atividades diz sobre você. Você gosta mais de humanas, linguística, exatas ou natureza? Prefere atividades online ou presenciais? É possível perceber o seu foco em algum curso na faculdade? Se sim, você tem um perfil “spike”. Mas o que é um perfil spike?

Spike é um termo utilizado por aplicantes no Brasil que define o perfil que tem um foco muito específico em algum curso, matéria ou atividade. Isso ocorre com frequência com alunos que se preparam para olimpíadas científicas, debates competitivos e simulações da ONU.

Mas e se eu não conseguir definir? Está tudo bem! O termo utilizado para o seu perfil é “well-rounded”. O aluno que tem extracurriculares em campos diferentes, como uma olimpíada de matemática e também um grupo de dança, é classificado como um perfil well-rounded.

O que você precisa fazer nesse estilo de perfil é tentar conectar uma motivação semelhante entre elas. Por exemplo: sendo uma menina, enfrento barreiras por meio do ativismo feminino, por isso fiz parte de extracurriculares com minoria feminina em diferentes campos. Então, quando fiz parte de um time de futebol, olimpíada de física e um grupo de ativismo, elas se conectam através de um objetivo de representatividade feminina.

Quando terminar de analisar o seu perfil, divida as suas extracurriculares em grupos de interesse. Eu tenho 3 atividades de debate competitivo, 2 de artes e 5 de voluntariado. Isso te ajudará a encontrar novos projetos de interesse e ações que condizem com o que você já fez até agora.

Mas e se eu quiser tentar algo novo? Claro, você também pode testar coisas novas e se aventurar por áreas desconhecidas. Quem manda no seu perfil é você. O mais importante é entender a sua história e sempre ter em mente: por que isso é importante para mim?

Eu recomendo sempre buscar novos projetos e ações que condizem com meu curso de faculdade e, se isso mudar, não tem problema, vamos recalcular a rota. Ao longo dos anos, eu tive interesse em cinema, ciências políticas, jornalismo, comunicação, economia. Todas elas fizeram sentido com minha história e é isso que importa.

O contexto em que você vive impacta muito as suas extracurriculares. Alunos de capitais e os de cidades pequenas têm oportunidades diferentes e interesses totalmente discrepantes. Deixe claro o seu background e que, devido a ele, você realizou atividades X, Y e Z.

Resumindo em alguns passos:

  1. Identifique todas as suas extracurriculares.
  2. Analise o conteúdo e impacto delas.
  3. Defina seu perfil entre “spike” e “well-rounded”.
  4. Explore as suas conclusões.

Por fim, acredite em você, a sua história é importante. Independente de números e impactos, cada pessoa que ajudou é incrível. A cada passo que der, olhe para trás e comemore cada vitória.



Ficou interessado em estudar fora?

O Prep Program oferece uma preparação completa e gratuita para te ajudar a conquistar seu lugar em uma universidade de prestígio no exterior.

Mas corre que as inscrições estão em rede final já!

Lorena Ottoni Schuffner Carvalho, 18 anos. Nasceu em Belo Horizonte, mas foi criada no interior de Minas Gerais, em Teófilo Otoni. Ela é apaixonada por livros de fantasia e romance, gosta de compartilhar tempo em família e adora um bom filme. Um fun fact: ela sabe de cor as falas do filme Como Treinar seu Dragão. Também é apaixonada por política, comunicação e impacto social.

A coluna acima foi escrita por Lorena Ottoni, participante do Prep Program, preparatório da Fundação Estudar com foco em jovens que desejam cursar a graduação no exterior. Totalmente gratuito, o programa oferece orientação especializada sobre o processo de candidatura em universidades de fora do país. Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados