Por dentro do MBA: estágio de verão definido!
Por Andréa Beer, aluna de MBA em Kellogg The spring is around the corner… I hope! Enquanto no Brasil todo mundo está no clima de Carnaval, aqui em Kellogg, o tema continua sendo recrutamento. Esta semana ocorre a última semana da seleção para o estágio de verão dentro do campus, mas muita gente ainda está em busca de uma posição e continuará a busca fora da universidade, seja por opção, seja porque não conseguiu um trabalho ainda. O calendário funciona mais ou menos assim: investment banking nas primeiras semanas de janeiro; consultoria, na outra metade do mês; marketing, general management e estratégia agora em fevereiro. Entretanto, há muitas indústrias que não recrutam no campus, como, por exemplo, mídia, outras que só sabem mais próximo ao estágio de verão, ou seja, maio, se terão vagas específicas para o summer, caso de muitos private equity funds e start-ups. Nestes casos, o estudante tem que ser ainda mais proativo e contatar diretamente as companhias. Os alunos do segundo ano também costumam ajudar nesta fase, com conexões nas empresas que fizeram o summer no ano passado ou mesmo via clubes. No clube de mídia e entretenimento, por exemplo, um dos alunos do segundo ano fez estágio na Paramount e está ajudando colegas do primeiro no processo. É uma fase difícil, entretanto, os números mostram que no fim tudo dá certo. Mais de 90% dos estudantes de MBA conseguem um estágio de verão e os que não conseguem geralmente estão patrocinados pela companhia que trabalhavam antes e devem voltar para lá pós MBA. Para mim, esta fase de recrutamento terminou neste fim de semana. Recebi propostas de duas empresas brasileiras e uma norte-americana com operação no Brasil. Acabei optando pela que me dava mais exposição à marketing e mais experiência nesta área. Também considerei oportunidades de crescimento no longo prazo. O summer não é garantia de emprego pós MBA, porém é comum as companhias fazerem ofertas para posições full time para aqueles que se saíram bem no projeto de verão. Com isso já definido, o plano agora é me dedicar a outros projetos, digamos, mais sociais. Durante o spring break, que vai de 17 a 30 de março, vou levar uma turma de Kellogg para conhecer o Brasil. Vamos para São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Tudo começou com cinco amigos, mas um foi convidando o outro e já estamos em 27 pessoas. O mais bacana é que na mesma época outros estudantes de Kellogg estarão no Brasil, numa viagem que é um misto de aula e diversão, o GIM ou Global Initiative in Management. Durante o inverno, os alunos têm aulas sobre um país ou uma região. Ao término do curso, viajam para estes locais para conhecer melhor a cultura e a economia dos locais que estudaram. Este ano, há viagens para a América Latina (México e Brasil), Sudeste Asiático, Índia, África, entre outras. Os dois grupos, o das férias e o das aulas, irão se encontrar no Rio de Janeiro em um dos finais de semana. Estamos contando os dias, não só porque a grande maioria nunca esteve no Brasil e tem altas expectativas sobre a viagem, mas também porque não vemos a hora de escapar do frio polar. Se o calor não vem até nós, nós vamos até ele. Só espero que as chuvas de março deem uma trégua este ano para que possamos aproveitar o que o Brasil tem de melhor a oferecer – quilômetros e quilômetros de praia, calor e muita diversão. _____________________________________________________________________ Andréa Beer – Colunista sobre a experiência de cursar um MBA no exterior Andréa Beer, colunista do Estudar Fora, é jornalista de formação e Relações Públicas por opção. Apaixonada por boas histórias, teve a oportunidade de contar algumas delas na rádio BandNews FM, como repórter, e depois de participar de outras como consultora de Relações Públicas no Grupo Máquina PR. Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, com pós-graduação em finanças pela USP, Andréa também presidiu por dois anos o Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais, entidade que reúne jovens investidores do mercado financeiro. Aluna do MBA de Kellogg, colabora com o Estudar Fora contando detalhes da rotina de um MBA internacional. Seu lema é simples: todos os dias são uma oportunidade de fazer a diferença. Com seus posts, espera continuar conectando ideias e pessoas.