Por dentro do MBA: O Thanksgiving
Por Andréa Beer, aluna de MBA em Kellogg
Nem parece que faz apenas duas semanas que escrevi meu último post aqui. Tanta coisa aconteceu nestes últimos dias que a sensação era de que fazia mais de um mês. Apenas para dar alguns exemplos, nos últimos quinze dias, perdi a competição de business design challenge (aquela que comentei no último post), fiz uma dezena de assignments, algumas entrevistas para estágio de verão, tomei vários cafezinhos ou, como eles chamam aqui, fiz vários “coffee chats” com outros alunos para entender melhor determinadas indústrias e funções, promovi junto com o clube de mídia uma palestra com um dos vice-presidentes da NBC Universal, levei amigos gringos em um restaurante típico brasileiro e voltei a malhar com alguma disciplina, afinal o verão (brasileiro) está logo ali.
Para completar a maratona, esta semana vim para Nova Iorque para o media trek. Entre segunda e terça, visitamos oito grupos de mídia e entretenimento, como The New York Times, Viacom (donos da MTV) e Google. A ideia destas visitas é conhecer melhor a indústria e as empresas e fazer networking com executivos do setor. Também funciona como um primeiro passo para o recrutamento que começa em janeiro, logo após as férias de inverno.
Como esta semana não temos aulas por causa do Thanksgiving, uma centena de alunos de Kellogg viajaram para Nova Iorque e São Francisco para diferentes treks, como investment banking, marketing, tecnologia e mídia. Eu já havia feito outro trek, de varejo, no início de novembro, e não estava com grandes expectativas. O trek de varejo, além de ter sido cansativo (visitamos 5 empresas numa quarta-feira em NY, sendo que na quinta já estavamos de volta a Evanston para as aulas), não despertou tanto meu interesse. Já este de mídia foi bastante interessante. Primeiro, porque o setor está passando por um período de transformação e desafio. Segundo, porque como sou jornalista me senti em casa passeando por redações e discutindo questões como a separação entre conteúdo editorial e comercial. O fato de não termos aulas também contribuiu para a experiência ser mais lúdica e menos cansativa.
Muitos dos seus amigos vão ficar aqui a semana toda, então estamos aproveitando para conhecer melhor a cidade. Hoje à tarde, por exemplo, vamos assistir a um musical na Broadway e provavelmente ver a exposição do Magritte no MOMA. Eu já vou embora amanhã, mas os que ficarem vão assistir à famosa Parada de Thanksgiving da Macy’s.
Aliás, o Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças é o feriado mais tradicional nos Estados Unidos. Ele é comemorado todos os anos na última quinta-feira de novembro. A festa foi criada em 1621 como um festival de agradecimento às boas colheitas por ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono, após a colheita ter sido recolhida. Como minha prima mora aqui, irei para Michigan vivenciar meu primeiro Thanksgiving e quem sabe meu primeiro Black Friday.
O Black Friday é o dia em que todo o comércio americano dá grandes descontos para eliminar o estoque antigo e receber o estoque para o período de vendas de Natal. Minha prima, que mora aqui há mais de 12 anos, já disse que não vai me acompanhar na empreitada porque as lojas ficam incrivelmente cheias e as pessoas enlouquecidas para comprar mais e com mais descontos. Espero conseguir convencê-la hoje de que preciso desta experiência cultural e até “antropológica” no meu currículo. Wish me luck!
_____________________________________________________________________
Andréa Beer – Colunista sobre a experiência de cursar um MBA no exterior
Andréa Beer, colunista do Estudar Fora, é jornalista de formação e Relações Públicas por opção. Apaixonada por boas histórias, teve a oportunidade de contar algumas delas na rádio BandNews FM, como repórter, e depois de participar de outras como consultora de Relações Públicas no Grupo Máquina PR. Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, com pós-graduação em finanças pela USP, Andréa também presidiu por dois anos o Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais, entidade que reúne jovens investidores do mercado financeiro. Aluna do MBA de Kellogg, colabora com o Estudar Fora contando detalhes da rotina de um MBA internacional. Seu lema é simples: todos os dias são uma oportunidade de fazer a diferença. Com seus posts, espera continuar conectando ideias e pessoas.